Pessoas com diabetes tipo 2 devem ter atenção ao sono

0

As pessoas que padecem de Diabetes tipo 2 devem ter atenção ao sono. Segundo um estudo do ‘Projeto Consciência Nacional do Sono Saudável’, citado pelo Huffington Post, sete em cada dez pessoas com este tipo de diabetes sofrem de apneia obstrutiva do sono.

A apneia obstrutiva do sono é associada, erradamente, apenas a pessoas com excesso de peso ou já com alguma idade. Contudo, existe um grupo de risco que tem vindo a ser esquecido dos alertas e dos aconselhamentos.

De acordo com o estudo do ‘Projeto Consciência Nacional do Sono Saudável’, citado pelo Huffington Post, sete em cada dez pessoas com este tipo de diabetes sofrem de apneia obstrutiva do sono. E esta condição pode ser fatal, uma vez que obstrui as vias respiratórias superiores durante o sono e tem ainda fortes consequências a nível de obesidade e doenças cardíacas.

O alerta foi dado durante os congressos do ‘Mês Nacional da Diabetes’, celebrado este mês um pouco por todo o mundo, e aconselha aos portadores desta doença a consulta junto de especialistas em sono, de forma a ficarem cientes do alto risco de sofrerem de apneia do sono.

De acordo com a publicação, se a pessoa diabética for ainda portadora desta condição respiratória, pode optar por tratamentos a longo prazo já que, além de controlarem os sintomas de apneia do sono, ajudam a melhorar os níveis de glicose produzidos à noite a sensibilidade à insulina. Aliás, um recente estudo da Universidade de Chicago, e citado pelo Huff. Post, indica que os tratamentos para a apneia do sono podem ser tão ou mais eficazes do que os medicamentos orais no controlo da Diabetes.

Fonte: Notícias ao Minuto

 

Compartilhe!