Pessoas com diabetes (mesmo adultos e idosos) devem ser vacinadas contra gripe, pneumonia e hepatite B!

0

Entenda a importância da vacinação para quem convive com o diabetes e quais as doenças que devem ser combatidas neste texto do Dr. Carlos Couri.

vacinação diabetes gripe hepatite pneumonia

Como muitos já perceberam, o tratamento do diabetes é muito mais do que controlar as glicemias.

Pessoas com diabetes de todas as idades (especialmente os extremos de idade) têm maior risco de adquirir gripes e pneumonia. O que a maioria não sabe é gripes são porta de entrada para pneumonias e as pneumonias podem ser mortais para as pessoas com diabetes.

Infelizmente muitos serviços de saúde e mesmo endocrinologistas desconhecem ou esquecem de informar seus pacientes da importância da vacinação.

Todos com diabetes devem ter o seu cartão vacinal em dia e eles podem – na verdade, devem – ser imunizados com todas as vacinas habituais que todo mundo deve receber, independente do diabetes (por exemplo: tétano, febre amarela, etc).

A Associação Americana de Diabetes recomenda: 

  • Vacina anti-gripe: que deve ser aplicada anualmente no outono; não deve ser indicada para menores de 6 meses de idade e é fornecida pelo SUS para todas as pessoas com diabetes;
  • Vacina anti-pneumonia: a vacina fornecida pelo SUS (Pneumo 23) deve ser reaplicada a cada 5 anos. Caso o paciente tenha condições financeiras, ele pode adquirir a vacina anti-pneumocócica 13 valente que requer apenas uma injeção na maioria dos casos. A vacina Pneumo-23 não deve ser aplicada em menores de 2 anos de idade.
  • Hepatite B: todos devem receber 3 doses da vacina. 

Com o pedido de vacinação do médico em mãos, a rede pública de saúde é responsável por esta vacinação. Em clínicas de vacinação privadas também é possível fazer a imunização.

As vacinas são intra-musculares e praticamente indolores (acreditem!).

 

Por Dr Carlos Eduardo Barra Couri PhD em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, pesquisador da Equipe de Transplante de Células-Tronco da USP-Ribeirão Preto. Conceituado e premiado autor de pesquisas – inclusive em publicações internacionais -, materiais educativos e livros sobre o diabetes, em especial o tipo 1, e terapias com células-tronco.

Site: http://carloseduardocouri.blogspot.com.br ; www.twitter.com/cecouri

Compartilhe!