Pessoas com diabetes apresentam maior risco de desenvolver certas doenças oculares

0

Especialista dá dicas de como prevenir problemas causados aos olhos em decorrência da doença.

Em seus estágios iniciais, a doença ocular diabética, muitas vezes, não apresenta sintomas. Foto: Júlio Cordeiro / Agencia RBS

Atualmente, as estatísticas revelam que já contamos com 300 milhões de diabéticos em todo o mundo e podemos chegar a 380 milhões nos próximos 15 anos. A estratégia é educar para prevenir. Para muitos especialistas, o melhor que se pode fazer é disseminar conhecimentos básicos para que as pessoas possam evitar o aparecimento da doença. Acredita-se que 80% dos casos de diabetes poderiam ser evitados com a adoção de medidas dietéticas e a prática de atividades físicas.

Para a oftalmogista Roberta Valletri, é fundamental importância que o paciente seja assistido por uma equipe multidisciplinar de profissionais. Endocrinologistas, nutricionistas, oftalmologistas, cardiologistas, dentre outros profissionais de saúde têm o seu papel específico no enfrentamento desta doença.

— Logo após receber o diagnóstico de diabetes, o paciente precisa ser informado que ele apresenta um maior risco de desenvolver certas doenças oculares, incluindo retinopatia diabética, glaucoma, catarata e descolamento da retina. Mas, ele pode preservar a sua visão e reduzir suas chances de desenvolver doenças oculares, agindo preventivamente — alerta a oftalmologista.

Confira cinco dicas para prevenir o desenvolvimento dessas doenças:

01. Faça um exame abrangente de fundo de olho pelo menos uma vez por ano

— Em seus estágios iniciais, a doença ocular diabética, muitas vezes, não apresenta sintomas. Um exame de fundo de olho permite que o seu oftalmologista examine mais detalhadamente a retina e o nervo óptico, visando identificar sinais de danos antes que você note qualquer alteração na visão. Acompanhe regularmente a saúde dos seus olhos para que o seu oftalmologista possa iniciar o tratamento o mais cedo possível, mesmo que os sinais da doença ainda não sejam tão evidentes — recomenda a médica.

02. Controle o açúcar no sangue

— A visão nas pessoas com diabetes pode ser alterada devido à hipoglicemia ou à hiperglicemia. Isso é temporário e é corrigido quando a glicemia volta aos níveis normais. Uma dica importante é fazer controle estrito da glicemia por 24 horas antes dos exames de visão, para evitar a prescrição desnecessária de óculos. O açúcar elevado no sangue também pode danificar os vasos sanguíneos dos olhos. Manter um bom controle de açúcar no sangue ajuda a prevenir estes problemas — alerta Roberta.

03. Mantenha a pressão arterial e o colesterol em níveis saudáveis

— A pressão arterial elevada e o colesterol alto podem colocá-lo em maior risco de doença ocular e perda da visão. Mantendo ambos sob controle, isso não só irá ajudar os seus olhos, mas a sua saúde em geral — ensina a médica.

04. Parar de fumar

— Se você fuma, o risco de retinopatia diabética e outras doenças oculares relacionadas ao diabetes é maior. Desistir do tabaco vai ajudar a reduzir esse risco — afirma Roberta.

05. Faça exercícios físicos

— Exercício físico é bom para os olhos. Também é bom para o seu diabetes. O exercício regular pode ajudar seus olhos a ficarem mais saudáveis, ajudando no controle do diabetes. Um conselho? Caminhe de 30 a 45 minutos, pelo menos três vezes por semana — diz a oftalmologista.

Fonte: Zero Hora

Compartilhe!