Pesquisa: Diabetes Provoca 80% das Doenças da Retina

0

Retinopatia diabética é a principal causa de cegueira no mundo.

O Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo constatou em uma pesquisa que cerca de 80% dos tratamentos para doenças da retina tratados no Hospital são originadas pelo diabetes não controlado.

A retinopatia diabética causa cegueira e é uma das principais doenças que atinge a população no mundo, assim como glaucoma e outras doenças degenerativas da visão. Os especialistas enfatizam que, mesmo após cirurgias e tratamentos, a doença pode voltar mais agressiva, caso o diabético não adote hábitos saudáveis de vida e não controle seus níveis glicêmicos.

A retina é um tecido do olho responsável pela formação das imagens e objetos visualizados. O diabetes mal controlado pode causar alterações na retina com complicações que levam à cegueira temporária ou permanente. Quando o diabetes está descompensado, acontecem os edemas maculares, mais conhecido como inchaço da retina.

O diagnóstico é realizado através de exames oftalmológicos de fundo de olho, chamado mapeamento da retina. Além disso, podem ser solicitados exames como tomografia, coerência ótica e o exame angiofluoresceinografia da retina.

“A doença é silenciosa e o paciente não sente dor. Só consegue perceber quando está com dificuldades para enxergar e, em alguns casos, chega ao especialista quase cego”, ressalta o oftalmologista André Rodrigues de Castro, do Hospital de Transplantes.

O edema pode ser curado com o rígido controle do diabetes, associados aos novos tratamentos a base de injeções intraoculares. O diabético precisa manter a medicação em dia, além de manter uma rotina de exercícios físicos diários, horários regulares para alimentação (com acompanhamento de um nutricionista), eliminar excesso de doces, refrigerantes, frituras e gorduras de origem animal. É necessário também a diminuição do sal, alimentos diet, controle do peso e evitar cigarro e bebidas alcoólicas sempre.

Para ler esta e outras notícias, na íntegra, confira a edição impressa e/ou se cadastre no site para ter acesso a versão Online de O REGIONAL desta terça-feira (28/01).

Fonte: O Regional

 

Compartilhe!