Olhando de perto o óleo de peixe

0

Há benefícios para o coração de diabéticos que tomam cápsulas de ômega-3?

O diabetes tipo 2 traz várias complicações para seus portadores. Uma delas é o risco maior de se ter doenças cardíacas. Sabendo disso, é muito comum pessoas com diabetes comprarem cápsulas de ômega-3 (também conhecidas como pílulas de óleo de peixe). O ômega-3 é um ácido graxo extremamente benéfico ao coração, e seu uso já foi diversas vezes associado à longevidade do órgão. Um novo estudo quis saber quais os reais efeitos do ômega-3 no coração diabético.


Publicado na última edição do New England Journal of Medicine, a pesquisa acompanhou mais de doze mil e quinhentos diabéticos. Aleatoriamente, os pacientes foram divididos em dois grupos: um recebeu uma cápsula de óleo de peixe todo dia, enquanto o outro recebeu um placebo. Após seis anos desta rotina, os cientistas compararam as taxas de doenças cardíacas e mortes associadas. O resultado?

“Estudos prévios sugeriram que suplementos de óleo de peixe podem ter um efeito modesto sobre doenças do coração – nós não descobrimos nada correlacionado.”, afirmou o dr. Hertzel Gerstein, professor de medicina na McMaster University em Hamilton, Ontario, Canadá. Ele continua: “Se você quiser prevenir doenças cardiovasculares, ataques cardíacos e derrames, sair de casa e comprar ômega-3 não vai te ajudar”.

Ainda segundo o médico, a aposta mais correta é tomar, ao invés das cápsulas de ômega-3, drogas chamadas de estatinas. O corpo de evidências quanto às boas influências delas na diminuição do colesterol – o que pode ajudar a prevenir problemas cardíacos – é crescente e seu uso mais que recomendado.

Compartilhe!