O que você precisa saber sobre a ‘whey protein’ e o diabetes

6

Matéria em jornal da Rede Globo chama a atenção para suplemento alimentar famoso entre esportistas. Entenda como ele poderá ser utilizado também por diabéticos.

Whey protein e diabetes

Você já ouviu falar de whey protein? Mais conhecida entre esportistas e pessoas que querem manter o corpo sarado, a whey protein é um suplemento alimentar composto de proteínas de soro de leite. Seu efeito mais famoso no corpo é ajudar a aumentar a musculatura. Porém, agora, um novo benefício da whey protein foi descoberto por pesquisadores da UNICAMP – e ele pode tornar o alimento famoso também entre os diabéticos.

Cientistas da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade descobriram que a whey protein ajuda a diminuir a quantidade de açúcar no sangue. Já se sabia que o suplemento alimentar possuía ação benéfica em relação à proteção contra úlceras, melhora do sistema imune e diminuição da pressão sangüínea (além de aumentar a musculatura), porém as vantagens quanto ao controle da glicemia são ainda pouco estudadas. Além do grupo de pesquisas da UNICAMP, cientistas australianos divulgaram, em setembro, que o uso do suplemento aumenta a liberação de insulina pelo pâncreas e que, portanto, ele poderia ser utilizado no tratamento do diabetes.

 

COMO FUNCIONA A WHEY PROTEIN

tipos de whey protein e diabetes

A whey protein pode ser encontrada em diversos tipos e marcadas.

Para quem gosta de detalhes bioquímicos, a pesquisa da UNICAMP revela informações interessantes. A whey protein ajuda a diminuir a glicemia através de dois mecanismos. O primeiro é através do estímulo à geração de glicogênio – que é uma espécie de “reserva de açúcar” do organismo. O glicogênio nada mais é do que várias moléculas de açúcar “empacotadas” e armazenadas no corpo. Assim, se mais glicogênio é criado, isso significa que mais açúcar está sendo retirado do sangue para ser “empacotado” como glicogênio, o que ajuda a diminuir a quantidade de açúcar no sangue.

O segundo mecanismo através do qual a whey protein ajuda a combater a hiperglicemia é a ativação de um receptor alternativo de glicose pelas células musculares. Isto permite que os músculos do nosso corpo consigam captar açúcar da corrente sangüínea com maior facilidade, independentemente da insulina, o que também ajuda a abaixar a quantidade de açúcar na corrente sangüínea.

 

A whey protein ficou em evidência entre a comunidade diabética quando um dos noticiários regionais da Rede Globo fez uma reportagem sobre o tema esta semana. Acompanhe a matéria no vídeo a seguir:

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/jornal-da-eptv/videos/t/edicoes/v/pesquisa-da-unicamp-mostra-que-proteina-do-soro-do-leite-ajuda-no-controle-do-diabetes/2937503/

 

Compartilhe!