O que é melhor: refrigerante ou suco industrializado?

0

Pesquisa revela que até as crianças já sabem que tomar refrigerantes faz mal à saúde, mas ainda há dúvidas quanto à qualidade dos suquinhos.

refrigerante saude diabetes

Na hora das refeições, é sempre mais gostoso quando acompanhamos a comida com bebidas geladas. Mas quais bebidas devemos escolher se estivermos pensando no bem do corpo, na balança e na saúde?

A opção clássica dos almoços e jantares brasileiros é o refrigerante, uma bebida gelada, barata e de sabor agradável. Porém, todo mundo sabe que refrigerantes contêm açúcar em excesso e nutrientes em falta. Pesquisas indicam que eles são uma das principais causas por trás do aumento nas taxas de obesidade em crianças e adultos, no mundo inteiro. Estar acima do peso, por sua vez, é um dos maiores fatores de risco para o desenvolvimento de doenças como o diabetes tipo 2 – cada vez mais observado em menores de 15 anos.

Seriam, então, os sucos uma boa opção? Sucos naturais são ótimos para o organismo, pois possuem poucas gorduras, muitas vitaminas e fibras alimentares. Porém, os sucos industrializados, na grande maioria dos casos, conseguem reverter todos estes benefícios. Em termos nutricionais, eles são tão “bons” quanto refrigerantes: pouquíssimos nutrientes e muito açúcar. Há exceções, como sucos com maior teor de polpa de frutas, zero de açúcar adicional e sem conservantes e corantes – mas eles são mais caros e ainda não muito populares.

suco natural de laranja

Sucos naturais são ótimos para a saúde – seus irmãos industrializados, nem tanto…

Será que as pessoas sabem que nem todos os sucos fazem bem? Uma nova pesquisa foi atrás das respostas.

 

O QUE CRIANÇAS E ADULTOS PENSAM NA HORA DE ESCOLHER BEBIDAS

Pesquisa publicada no periódico científico British Journal of Nutrition, conduzida por pesquisadores do Instituto de Alimentos, Nutrição e Saúde da Suíça, estudou como crianças e adultos vêem diversos tipos de bebidas geladas. Dentre opções como água natural, água com gás, energéticos, refrigerantes e sucos engarrafados, o que é visto como mais saudável pelos pequenos e pelos adultos?

Surpreendentemente, de acordo com o trabalho, pais e filhos têm opinião muito semelhante sobre o que é melhor tomar. Os dois grupos classificaram os energéticos como os menos saudáveis, seguidos por refrigerantes tradicionais. Em primeiro lugar como os mais saudáveis estavam as águas.

crianca bebendo suco industrializado

A maior parte dos sucos de caixinha é pouco nutritiva e altamente calórica, o que ajuda a aumentar o peso e o número de problemas nos dentes das crianças.

Mas o que chamou a atenção dos pesquisadores foi notar que as crianças, no geral, não acham que sucos industrializados fazem tão mal à saúde. Os pais, por sua vez, já vêem os suquinhos com mais ressalvas.

De acordo com os cientistas, isto é um problema. Na maior parte dos casos, os sucos engarrafados possuem uma quantidade pequena de fruta em sua composição. Além disso, são saturados de açúcar, deixando-os com o mesmo valor calórico de um refrigerante tradicional.

“Bebidas como sucos de frutas são problemáticas, e devemos conscientizar as pessoas sobre os baixos valores nutricionais delas”, escrevem os cientistas. E esta conscientização deve focar em especial as crianças, que ainda associam a palavra “suco” à qualidade de “saudável” – quando, na verdade, este nem sempre é o caso.

 

Acompanhe na tabela abaixo, retirada de nossa página especial sobre a quantidade de açúcares nos alimentos, quanto açúcar há em um copo pequeno destas marcas populares de refris. Compare com os sucos em caixinhas que costuma comprar e decida se vale a pena trocar seis por meia dúzia!

                    Refrigerante                  Quantidade de açúcar (em gramas) em um copo pequeno (200ml)
Água Tônica Antártica16
Água Tônica Schweppes18
Coca-Cola21
Fanta Laranja22
Fanta Uva27
Guaraná Antártica20
Guaraná Kuat21
Pepsi22
Schweppes Citrus24
Soda Limonada Antártica23
Sprite21

 

Compartilhe!