O que é cetoacidose?

1

Aprenda com o Diabetes Sem Medo o que é esta grave condição de saúde presente na vida de alguns diabéticos, como identificá-la e o que fazer para tratá-la.

Cetoacidose é uma condição séria que pode levar ao coma diabético ou até mesmo a morte. Quando as células do nosso corpo precisam de energia e não conseguem utilizar a glicose do sangue, o nosso corpo começa a transformar gordura em energia, o que produz cetonas.

As cetonas são ácidos que se acumulam no sangue e aparecem na urina quando o seu corpo não tem insulina suficiente. As cetonas são um sinal de alerta que o diabetes está fora de controle ou que o seu corpo está ficando doente. Níveis elevados de cetonas podem envenenar o corpo, e com níveis muito altos você pode desenvolver cetoacidose diabética.

A cetoacidose pode acontecer em qualquer pessoa com diabetes, embora seja rara em pessoas com diabetes tipo 2. Algumas pessoas mais velhas com diabetes tipo 2 podem ter uma condição diferente, mas também grave, chamado coma hiperosmolar não cetótico. Neste caso o corpo tenta se livrar do excesso de glicose no sangue passando a glicose para a urina.

O tratamento para a cetoacidose ocorre geralmente no hospital, mas você pode prevenir a cetoacidose aprendendo os sinais de alerta (veja a figura) e verificando sua glicemia e urina regularmente, principalmente nos dias que estiver doente.

A cetoacidose é perigosa e séria! Se você tiver qualquer um dos sintomas mostrados na figura, entre em contato com o seu médico imediatamente ou procure um atendimento de emergência no hospital mais próximo de você.

Clique na imagem para ampliá-la.

Clique na imagem para ampliá-la.

 

Compartilhe!
  • tenho diabetes e estou com os primeiros sintomas urino direto fico com muita sede e imagreci um monte ja fui no medio e estou tomando dois remedios oq faço