O perigo da soneca

3

Será que tirar uma soneca após o almoço aumenta ou diminui os riscos de diabetes tipo 2? Cientistas chineses investigaram (e as conclusões são impressionantes!).

homem dormindo no trabalho diabetes

Diferente do que é costume aqui no Brasil, diversas culturas e povos acham normal e rotineiro dormir um pouco à tarde ou logo após o almoço, como é o caso clássico dos espanhóis e sua siesta. Menos conhecido é que na China o costume também é culturalmente aceito (a “siesta” é chamada de wujiao por lá). A maior parte das empresas e escolas chinesas, inclusive, dá pelo menos duas horas de almoço aos seus funcionários, justamente para que eles durmam um pouco. Esta soneca vespertina já foi alvo de diversos estudos, os quais concluíram, no geral, que ela faz muito bem à saúde, ajudando a melhorar a saúde mental e dando um grande acréscimo de energia para as atividades noturnas. Outras vantagens descritas pela literatura científica incluem riscos reduzidos de ataques cardíacos e derrames.

Mas os cientistas que estudam diabetes nunca conseguiram encontrar correlações entre dormir à tarde e melhoras no controle da doença ou chances reduzidas de desenvolvê-la. Pelo contrário. Evidências vêm se acumulando nos últimos anos que indicam que a siesta pode aumentar os riscos de desenvolver diabetes. E uma nova pesquisa realizada na terra do wujiao parece corroborar esta noção.

De acordo com cientistas da Universidade de Ciência e Tecnologia Huazhong, na China, tirar uma soneca à tarde aumenta os riscos de desenvolvimento do diabetes tipo 2. O lado bom da notícia é que esse risco existe apenas para uma determinada faixa etária e depende fortemente da quantidade de tempo dormida.

 

OS DORMINHOCOS QUE ESTÃO EM RISCO

Dormir depois do almoço pode ser uma má idéia...

Dormir depois do almoço pode ser uma má idéia…

Após analisar a glicemia de mais de 27 mil pessoas com média de idade de 63 anos e confrontar os dados com o estilo de vida de cada um, os pesquisadores perceberam que quem dormia 30 minutos ou mais durante a tarde mostrava medições de glicemia de jejum muito mais altas que o normal, indicativas de um quadro de pré-diabetes.

Além disso, quem costumava dormir logo após as refeições também mostrou níveis de colesterol e pressão sangüínea mais altos que o recomendado.

Ou seja, de acordo com a pesquisa, se você passou dos 60 anos, evite dormir após as refeições e por mais de meia hora durante a tarde.

“Tirar uma soneca pode ser benéfico para o funcionamento ao longo do dia em pessoas mais velhas”, afirmaram os autores do trabalho, publicado na revista científica Sleep Medicine, “mas há evidências de que isto pode também ser um fator de risco para morbidade e mortalidade”.

Os autores do estudo supõe que a soneca durante a tarde desregula o “relógio interno” do nosso corpo, o que pode fazer com que os órgãos fiquem mais expostos ao cortisol, também conhecido como hormônio do stress, o que causaria danos estruturais que resultam em doenças.

 

E OS MAIS JOVENS?

Pelo menos quatro outras pesquisas científicas associaram a soneca durante a tarde com maiores riscos de diabetes tipo 2 em pessoas mais velhas. Para os jovens, porém, a situação é bem diferente. Diversos estudos já publicados indicam que dormir é fundamental para que jovens se desenvolvam com saúde e evitem uma série de problemas no futuro – dentre os quais está, inclusive, o diabetes (acompanhe na matéria abaixo).

+ LEIA MAIS SOBRE SONO E DIABETES EM: “Um bom motivo para colocar a molecada na camaAdolescentes que dormem pouco têm chances bem maiores de serem diabéticos tipo 2 no futuro.”

Compartilhe!
  • gostaria de saber porque a diabetes sobe de um momento para outro
    sou diabetica tipo 2 e está subindo muito de um tempo para cá mesmo fazendo dieta e tomando os medicamentos.
    outra coisa já fui ao dermatologista pois meus pés estão dando umas bolhas secas que se soltam descamando a epiderme do pe as vezes descama todo pé o que significa isto.

  • adriana fermandes

    tenho 42 anos tenho diabete tipo 2 eu me sinto muito fraca não tenho voltado de fazer nada vivo jogada engordei tambem nao sei mais o que fazer!

  • ROSELAINE RUIZ RODRIGUES SILVA DO CARMO

    Descobri a pouco tempo que sou diabetes tipo II,não percebo grandes mudanças,ta não ser que engordei e a barriga é que mais aumentou,sinto uma dormência nas extremidades dos pés,mas sempre que faço o teste glicemico ou esta em torno de 110 ou 139 por qual será a razõ?