O melhor exercício físico para prevenir diabetes em mulheres

0

Ampla pesquisa, envolvendo mais de 100 mil mulheres, descobriu que fortalecer e tonificar os músculos é a maneira mais efetiva de evitar a doença. Entenda.mulher levantando peso diabetes

Já é bem conhecido o fato de que praticar exercícios físicos rotineiramente é uma das formas mais efetivas de prevenção do diabetes tipo 2. Ainda há dúvida, porém, em relação ao tipo de atividade física que gera os melhores benefícios para a saúde. Agora, uma pesquisa publicada na conceituada revista científica PLOS Medicine sugere uma resposta a esta questão: pelo menos para mulheres, praticar exercícios que envolvam fortalecimento e condicionamento muscular é a medida mais efetiva na prevenção do diabetes.

A conclusão veio da análise cuidadosa da saúde de quase 100 mil mulheres norte-americanas, acompanhadas durante um período de 8 anos. Todas elas eram de meia-idade ou mais velhas e nenhuma estava com diabetes no início do estudo. Ao longo do tempo, 3.491 delas desenvolveram o diabetes tipo 2. Os cientistas, então, estudaram em detalhes o estilo de vida destas voluntárias, buscando encontrar alguma diferença comportamental que explicasse a doença.

Entre os dados analisados, estão o tempo que cada mulher praticou de atividade física durante a semana e qual o tipo de exercício que fez.

Após levarem em consideração vários fatores de risco para o diabetes, os pesquisadores puderam concluir que dois tipos de exercício físicos pareciam proteger as mulheres do diabetes tipo 2. Tanto os exercícios para fortalecimento quanto para condicionamento muscular mostraram-se muito efetivos no combate à doença. Mulheres que investiram pelo menos 150 minutos por semana fazendo estes exercícios tiveram chances 40% menores de desenvolver diabetes do que as outras participantes do estudo.

A menor diminuição nos riscos de diabetes tipo 2 apareceu nas mulheres que combinaram pelo menos 60 minutos semanais de atividades físicas musculares com 150 minutos ou mais de ginástica aeróbica.

 

O QUE SÃO EXERCÍCIOS FÍSICOS DE FORTALECIMENTO E CONDICIONAMENTO MUSCULAR?

praticando ioga diabetes

Praticar yoga é uma relaxante opção para quem busca melhorar a saúde.

A gama de atividades físicas que se mostraram benéficas à saúde das mulheres é alta. Apesar do termo “exercícios de fortalecimento e condicionamento muscular” utilizado pelos cientistas sugerir que a musculação é a atividade indicada – o que não deixa de ser verdade – diversos outros exercícios entram na conta. Entre eles estão o yoga, atividades de tonificação muscular e de alongamento.

Ou seja, é possível ficar saudável mesmo praticando atividades físicas mais leves – como o yoga – na academia.

“Estas descobertas dão peso à inclusão de exercícios de fortalecimento muscular e de condicionamento em programas destinados a prevenir o diabetes tipo 2 em mulheres, uma conclusão que é consistente com as diretrizes atuais de atividades físicas entre adultos”, esclareceram os autores.

 

Compartilhe!