O celular a favor do tratamento

0

Enviar SMS com níveis glicêmicos e lembretes de compromissos pode ajudar pacientes com diabetes a cuidar melhor de sua condição.

De acordo com um estudo publicado no American Journal of Managed Care, as mensagens de texto por telefone celular podem ser usadas efetivamente por pacientes diabéticos para ajudar a melhorar a gestão da sua condição. O estudo, realizado em Denver, examinou a eficácia de uma abordagem de auto-gestão através de mensagens de texto em pacientes diabéticos adultos, no período entre suas visitas à clínica.

Para o estudo, pesquisadores da Denver Health and Hospital Authority, da University of Colorado-Denver School of Medicine e da Colorado School of Public Health enviaram mensagems de texto (SMS) aos telefones celulares, ao longo de um período de três meses, de pacientes que receberam tratamento contra diabetes em um hospital comunitário em Denver, qualificado pelo governo federal.

Os pesquisadores solicitaram leituras de glicemia três vezes por semana, além de enviar lembretes sete dias antes, três dias antes e na véspera de cada consulta agendada, com confirmação de recebimento necessária a cada mensagem.

Os resultados desta pesquisa foram que incríveis 79% dos participantes responderam a mais da metade das mensagens recebidas, e 66% forneceram leituras de glicemia quando solicitados, em comparação aos 12% que levaram as leituras às duas visitas antes do experimento. Os pacientes também alegaram sentir um aumento no apoio social, que o programa os tornou mais responsáveis e conscientes de suas condições de saúde.

Maiores detalhes sobre como o telefone celular pode melhorar a qualidade do tratamento de doenças crônicas podem ser lidos neste artigo (em inglês).

Compartilhe!