O ‘Anjo da Insulina ’ – novo produto promete “tomar conta” do medicamento

0

Campanha na internet quer financiar o lançamento de produto que conversa com smartphones, mede a temperatura da insulina e avisa a distância entre ela e o usuário.

insulin angel dispositivo

O “Anjo da Insulina” – um dispositivo revolucionário ou…só mais uma geringonça tecnológica?

Quem convive com o diabetes tipo 1 conhece a importância de armazenar corretamente a insulina. O hormônio só funciona bem para o controle da glicemia quando está dentro do prazo de validade e na temperatura adequada – isto é, entre 2 e 8 graus na geladeira, ou entre 15 e 30 graus fora.

O problema é transportar a insulina pra lá e pra cá no dia-a-dia e evitar temperaturas extremas. Aqui no Brasil, onde passar dos 30 graus durante o dia é comum na maior parte do país, isto pode ser um problema sério.

Muita gente já esqueceu insulina no porta-luva de carros, por exemplo, e depois teve que jogar fora, pois as temperaturas dentro dos veículos facilmente ultrapassam os 50 graus se deixados estacionados sob o sol. Ou então levou insulina na mochila ou na bolsa e não sabia se lá dentro ela se manteve em uma temperatura boa. Em países frios, a situação inversa ocorre: como garantir que a insulina em transporte esteja sempre acima dos 15 graus?

insulin angel diabetes

O “Anjo” é composto por um dispositivo que é termômetro e GPS, além de um aplicativo para smartphones.

Para resolver estes problemas, um novo produto está “querendo ser lançado”. A tecnologia e protótipos já existem, mas falta a comunidade diabética dizer se ele vale a pena ou não.

Trata-se do Insulin Angel, ou “Anjo da Insulina”, um pequeno dispositivo que avisa ao seu telefone a temperatura da insulina e ainda manda uma mensagem toda vez que você fica muito longe do medicamento, ajudando-o a nunca se esquecer de levá-lo consigo.

 

DECISÃO SOBRE O LANÇAMENTO ESTÁ NAS MÃOS DO POVO

“Eu nem sempre tinha certeza da eficiência da minha insulina”, conta Amin Zayani, alemão diabético tipo 1 há oito anos e criador do Insulin Angel.

“Havia dias em que eu injeta um monte de insulina e minha glicemia continuava alta. Eu jogava fora a caneta, pegava uma nova, e isso normalmente resolvia o problema. Mas eu precisava de alguma coisa que me avisasse quando a insulina começava a atingir as temperaturas-limite e se tornava ineficiente”, explicou Amin em entrevista ao site Core77.

Com este problema em mente, Amin começou a trabalhar em uma primeira versão do Insulin Angel há oito meses. Neste meio tempo, resolveu adotar uma maneira mais rápida para lançar o produto do que vender a idéia para a indústria farmacêutica: o crowdfunding. Isto é, ele lançou o projeto Insulin Angel no site IndieGoGo, no qual pessoas do mundo todo podem contribuir com dinheiro para que o produto saia do papel.

A campanha de arrecadação começou há poucos dias. Até agora, arrecadou cerca de 5.500 dólares (R$17.600), 10% da meta final de 55 mil dólares.

insulin angel caneta de insulina

 

TODAS AS FUNCIONALIDADES

O Insulin Angel é composto pelo dispositivo, pequeno e discreto, que deve ser colocado junto à insulina para medir a temperatura ao redor e a distância entre o usuário e o medicamento. Além dele, acompanha um aplicativo para smartphones.

Este aplicativo – além de mostrar os valores de temperatura e avisar a distância – reconhece qual tipo de insulina o usuário está aplicando e ajuda a monitorar seu uso, comunicando quando vence a validade, por exemplo. Outra funcionalidade do aplicativo é acompanhar o tempo na cidade, avisando sobre chegadas de frentes frias, chuvas e outras variações térmicas amplas.

“Para nós, [o Insulin Angel]é muito importante. Não é apenas um “buraco” no mercado de equipamentos para diabéticos que nós vimos e pensamos ‘Vamos lucrar em cima disto!’. Ele resolve problemas que vivenciamos todos os dias”, contou Amin.

Você pode acompanhar mais detalhes sobre o projeto no site: http://www.insulinangel.com (em inglês). Se quiser contribuir, o link para a arrecadação no IndieGoGo é este  clique aqui.

SUA OPINIÃO

Agora, é hora da sua opinião: você acha que o Insulin Angel é uma boa idéia ou trata-se de muita tecnologia para pouco problema?

     

    Compartilhe!