Números da prevalência de câncer em diabéticos

0

Qual a relação entre a incidência de câncer e o tempo que uma pessoa possui diabetes?

O CDC, ou Centers for Disease Control (Centros de Controle de Doenças), é uma entidade de saúde famosa nos Estados Unidos e no mundo. O órgão é responsável por fornecer informações e realizar pesquisas sobre doenças, especialmente aquelas de natureza epidêmica – as quais podem colocar em risco, rapidamente, um país inteiro. Com mais de 15 mil funcionários e 18 bilhões de reais de verbas anuais, o Centro mantém uma base de dados gigantesca, atualizada constantemente, a fim de manter sob controle a saúde pública norte-americana.

Devido à importância estratégica do Centro e aos ótimos trabalhos científicos publicados por seus cientistas, o CDC é presença constante em filme e seriados. No sucesso dos cinemas Contágio (2011), por exemplo, pesquisadores do CDC correm contra o relógio para descobrir como parar um novo e letal vírus, que está matando milhares de americanos. O CDC também é destaque no popular seriado The Walking Dead. Na história, os sobreviventes do “apocalipse zumbi” tentam entender o que está acontecendo com as pessoas infectadas buscando informações com pesquisadores do Centro.

Sobreviventes do "apocalipse zumbi" buscam informações no CDC, no seriado "The Walking Dead".

Sobreviventes do “apocalipse zumbi” buscam informações no CDC, no seriado de sucesso “The Walking Dead”.

Na vida real, uma das funções mais importantes e de destaque do CDC é analisar dados. Milhões de dados. Rotineiramente, os resultados são divulgados à população e servem como confiável base para adoção de mudanças nas políticas de saúde pública.

Estes relatórios do CDC costumam focar em uma doença e tentar encontrar, através do estudo detalhado dos bancos de dados de saúde de todo o país, correlações entre ela e fatores de risco. A doença da vez para o CDC é o diabetes.

 

O que o CDC tem a falar sobre o diabetes?

Em seu mais recente trabalho, o CDC analisou a prevalência de câncer em pessoas com diabetes. O estudo, publicado na última edição da revista científica Diabetes Care, utilizou dados de 26 mil adultos diagnosticados com diabetes.

pesquisadores cdc diabetes

A equipe de pesquisadores por trás do projeto, liderada pelo doutor Chaoyang Li, descobriu que os índices de incidência de câncer crescem quanto mais tempo uma pessoa tiver diabetes. Em especial, diabéticos diagnosticados há pelo menos 15 anos mostraram taxas mais elevadas que o normal de câncer. Além disso, caso o paciente utilize insulina como tratamento do diabetes, as chances de ter câncer eram ainda maiores.

É importante notar que, apesar das taxas de incidência de câncer terem se mostrado maiores que a média, este aumento foi relativamente pequeno. Porém, estes dados são importantíssimos para se entender melhor a dinâmica do diabetes no corpo humano.

Os autores escrevem no artigo que seus resultados, obtidos apenas através de cruzamento de informações dos bancos de dados, fornecem informações valiosas sobre a associação entre o câncer e o diabetes. Porém, eles defendem que estudos mais específicos sejam feitos, visando a entender e a confirmar como uma doença pode levar à outra.

 

Sorry, there are no polls available at the moment.
Compartilhe!