Nova bomba de insulina da Cellnovo: um show de tecnologia

24

Aparelho revolucionário começa a ser testado este ano e possui novidades empolgantes, facilitando em muito a vida de quem está com diabetes tipo 1.

bomba de insulina acoplada a pele diabetes

A nova bomba de insulina é pequena, leve e pode ser controlada sem fio, via telefone celular.

Para as pessoas que precisam constantemente injetar insulina, todos os dias, a fim de controlar a glicemia (principalmente diabéticos tipo 1), surgiram há poucas décadas sistemas conhecidos como bombas de insulina. Basicamente, uma bomba de insulina é um aparelho acoplado à pele e que entrega insulina ao corpo através de pequeníssimos canos. Com isto, o diabético se vê livre das incômodas injeções para aplicação de insulina. Além desta vantagem, muitas bombas mais modernas possuem sensores que ajudam o usuário a monitorar a glicemia e, também, são capazes de carregar mais de um tipo de insulina.

Uma novidade empolgante neste mercado de bombas de insulina acaba de chegar à Europa. A empresa Cellnovo está lançando um sistema único, repleto de tecnologias inovadoras e que promete facilitar ainda mais a vida de quem precisa controlar as taxas de açúcar no sangue.

bomba de insulina cellnovo diabetes

A bomba de insulina: tecnologia de ponta no controle do diabetes.

O sistema da Cellnovo é composto por três componentes. O primeiro é a própria bomba de insulina, um pequeno e discreto retângulo branco, bem menor do que as bombas tradicionais (foto ao lado). Ela se comunica sem fio com um aplicativo para telefones e tablets, que ajuda o usuário a monitorar a glicemia com facilidade. O terceiro componente do sistema é uma plataforma online que registra os dados completos de saúde do usuário, e que pode ser confiavelmente utilizado por profissionais da saúde para análises clínicas detalhadas.

As novidades não parem por aí. A bomba de insulina possui diversas tecnologias inovadoras embutidas, como sensores de exercícios físicos, monitores de glicemia e de carboidratos ingeridos. Além disso, ela entraga insulina ao corpo sem precisar de canos, sendo mais discreta e cômoda para uso diário. Tanto o controle da bomba quanto os resultados das medições são enviadas sem fio ao aplicativo que compõe o sistema, o que significa que o aparelho é extremamente leve e pequeno.

“Assim como as pessoas que convivem com o diabetes todos os dias, nós reconhecemos o desafio que é controlar a doença e o cuidado rigoroso necessário aos envolvidos”, diz o comunicado de lançamento da Cellnovo.

bomba de insulina cellnovo aplicativos diabetes

Usuária demonstra o aplicativo de monitoramento da saúde que faz parte do novo sistema.

“Ao combinar tecnologias móveis populares com sistemas médicos avançados, nós desenvolvemos uma maneira nova, simples e conectada de tratar o diabetes. Nossa maneira visa a reduzir o fardo do controle do diabetes, ao mesmo tempo em que simplifica a obtenção do controle da glicemia”.

O novo aparelho será testado no Reino Unido este ano e, se aprovado pelos usuários, poderá chegar ainda em 2014 às farmácias e lojas especializadas.

 

Compartilhe!
  • Catarina Castro Viana

    Eu não entendi muito bem… De que forma a insulina entrará no corpo?

  • Olá, Catarina

    A insulina entrará no corpo através de uma pequeníssima tubulação, muito menor do que o que é encontrado no mercado atual e que está acoplada à parte interna da bomba de insulina. Quando escrevemos que não há tubulação, queremos dizer “tubulação externa”, como é o caso de 99% das bombas de insulina.

    Um abraço,
    Equipe Diabeticool

  • Olá, Catarina

    A insulina entrará no corpo através de uma pequeníssima tubulação, muito menor do que o que é encontrado no mercado atual e que está acoplada à parte interna da bomba de insulina.

    Quando escrevemos que não há tubulação, queremos dizer “tubulação externa”, como é o caso de 99% das bombas de insulina.

    Um abraço!

  • Fernanda Falcão

    Bom dia. Apenas para informação aos diabéticos já existe no EUA, Canadá e mais alguns outros países uma bomba com este mesmo “conceito” e já disponível no mercado. Não no mercado brasileiro pois aqui tudo é atrasado. É a OmniPod. Sem fio, funciona por wireless, a prova da água, controla exercícios e tem uma lista de alimentos com os carboidratos. E faz o cálculo da dose automaticamente de acordo com a necessidade de cada paciente.
    https://www.myomnipod.com

  • É verdade, Fernanda!

    A OmniPod é ótima e super moderna, mas numa comparação direta com o sistema da Cellnovo, este tem a vantagem da comunicação sem fio com praticamente qualquer telefone celular / tablet (diferente do Omni, que funciona com 1 aparelho específico), além de ter os vários aplicativos (inclusive online) para acompanhamento do diabetes. É por isto que chamamos este sistema de “o mais completo” 🙂

    Um abraço!!

  • Catarina Castro Viana

    Como vcs obtiveram essa notícia??? Não acho em lugar nenhum!!! Só aqui…

  • Oi, Catarina!

    Ficamos felizes com seu comentário – afinal, trabalhamos duro para trazer notícias em primeiríssima mão ao público diabético brasileiro! 🙂

    O lançamento da nova bomba foi anunciado na mídia européia (conforme dizemos no texto, o produto acaba de sair por lá). Você pode encontrar maiores detalhes sobre ela no site do fabricante: http://www.cellnovo.com/

    Um abraço!

  • LR

    Boa tarde estou em Portugal e gostaria de saber quando essa bomba será comercializada em Portugal. Obrigado

  • Olá, LR, tudo bem?

    A nova bomba de insulina ainda não foi anunciada em Portugal. Porém, como foi aprovada para venda em todo o território europeu, agora é questão de alguma empresa importadora trazê-la ao seu país!
    Caso haja algum anúncio nós avisaremos.

    Um abraço,

  • Danny Pereira

    ola boa tarde gostaria de saber quando estas bombas estarão no mercado português pois eu gostaria de ter uma e pelo que esta escrito que a bomba faz ta muito a frente. obrigado

  • Oi, Danny, como vai?

    De fato, esta bomba está vários passos à frente da competição! Infelizmente, ainda não há previsão de venda no mercado português. Assim que soubermos novidades contaremos aqui!

    Um abraço

  • Danny Pereira

    Então e se eu lhe pedisse para me enviar uma daí para a minha residência, eu pagava os portes de envio. O senhor enviava a bomba com as instruções de funcionamento para poder trabalhar com ela. Pois era muito bom ter uma bomba assim deste género.
    Obrigado

    Daniel Pereira

    Subject: Re: New comment posted on Nova bomba de insulina da Cellnovo: um show de tecnologia

  • Alex Valentim Oleskowicz

    Olá. gostaria de saber se esse aparelho conta com monitoramento de glicose contínuo. E qual a previsão de chegada do mesmo no Brasil. Obrigado

  • Olá, Alex, tudo bem?

    Sim, ele conta com monitoramento contínuo da quantidade de açúcar no sangue.
    Infelizmente, ainda não há previsão de vendas aqui no Brasil. Assim que a empresa anunciar qualquer novidade, publicaremos aqui!

    Um abraço

  • Victor Santi

    Ola! Sera que ja ta a venda no Reino Unido? Como eu poderia comprar la?
    Obrigado

  • Oi, Victor! Tudo bem?

    Ela já está à venda no Reino Unido, sim!

    O jeito mais fácil de conseguir o aparelho seria, sem dúvidas, pedir para alguém trazer para você. Isto porque ele ainda não é importada oficialmente aqui no Brasil e tentar a compra pela Internet causará dores de cabeça, sendo a bomba um produto médico ainda não regulamentado deste lado do Atlântico…

    Um abraço,
    Equipe Diabeticool

  • Victor Santi

    Estou tentando descobrir onde e como comprar la. Preço tb. Vou pra la esse ano e gostaria de ja ir sabendo como comprar. Vcs tem alguma dica?

  • Carol Conceição

    Gostaria de saber a média de preço desse aparelho, lá pela Europa mesmo..

  • Paulo Belotti

    Como funciona a recarga de Insulina nesta bomba? Pode ser utilizada qualquer Insulina? Eu pratico natação esportiva, é possível treinar natação com ela?

  • Sonia Bessa Issa

    Olá, Não entendi como se aplica ao corpo. Qual tamanho da “agulha” para fixação do cateter? De qto em qto tempo a troca deverá ser realizada? A insulina… como é armazenada? Qto $ na Europa, só para termos ideia de valores. E o custo dos insumos… Obrigada

  • dalvaci de borba

    a bonba tem que ser receitada por médico equal o valor da bonba e qual o valor da manutanção

  • Abraao Gamarra

    pois quando vai xega no brasil pois presiso pois minha diabetes e muito descompemsada pois estou coremdo risco de perde o meu rim pois ja sou trampramtada

  • yasmin

    Boa tarde Fernanda; sou Yasmin e não entendi se a OMNIPOd tem monitoramento glicêmico no POD..o q ví até agora é q injeta insulina ,mas não dá informações sobre quantidade de glicose no sangue o q a Cellnovo faz de forma excelente. quero comprar a omnipod somente se tiver medidor glicemico no Pod..Vc tem essa informação? abs Obrigado

  • Christiane Moura

    olá,interessei muito . como entrar em contato? tem demo? quanto custa?