Musculação é também prevenção

0

Se praticar exercícios aeróbicos já é bom para prevenir o diabetes, associar a eles a musculação pode reduzir as chances de se ter o tipo 2 em até 60%.

Esta foi a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores da Harvard School of Public Health e da Syddansk Universitet, na Dinamarca. Eles já sabiam que quem pratica exercícios aeróbicos, como caminhar ou correr, tem menor probabilidade de se tornar diabético do tipo 2. Porém, como afirmou um dos cientistas envolvidos no trabalho, muitas pessoas encontram dificuldades na adaptação à rotina dos exercícios aeróbicos, ou mesmo acham chato demais praticá-los. A solução seria trocar este por um tipo de exercício de melhores aceitação e índices de continuidade: a musculação.

Homens que praticam regularmente a musculação vêem diminuídas suas chances de adquirir o diabetes tipo 2 em até 34%. Caso combinem a musculação a exercícios aeróbicos, esta queda se acentua, podendo chegar a 60%. É bom dizer que não é preciso ser atleta profissional para se chegar a estes índices. Cerca de 150 minutos semanais – aproximadamente 20 minutos diários – de musculação e outros 150 de exercícios aeróbicos são o suficiente para a obtenção da expressiva queda nas chances de se ter diabetes tipo 2.

Continue lendo a matéria aqui!

 

O estudo vem alimentar as fortes evidências de que levar uma vida ativa, com a prática constante de esportes, é um passo positivo gigantesco tanto para a prevenção quanto para o tratamento do diabetes. Desta vez, a musculação foi o foco das atenções dos cientistas, mas certamente qualquer outro esporte ou modalidade de condicionamento físico terá os mesmos efeitos benéficos! Tanto que, quando se soma musculação com exercícios aeróbicos, os resultados se tornam tão animadores.

Compartilhe!