Mito ou fato: refrigerantes são a principal fonte de açúcar na dieta?

6

Pesquisa norte-americana explora o mito de que os refrigerantes são a principal fonte de açúcar ingerido no dia a dia.

refrigerantes acucar diabetes

por Ricardo Schinaider de Aguiar, especial para o Diabeticool

Frequentemente nos deparamos com notícias que apontam as grandes quantidades de açúcar presentes em refrigerantes. Alguns chegam a declarar que são eles os responsáveis pela maior parte do açúcar que consumimos em nossas dietas. Mas seria isso verdade? Para pessoas com diabetes é especialmente importante saber as porções de açúcar que cada alimento e bebida contém e equilibrar a dieta de maneira adequada. Uma pesquisa norte-americana investigou essa questão e revelou se os refrigerantes realmente são a principal fonte de açúcar ingerido no dia a dia ou se essa afirmação é apenas um mito.

O Centro Norte-Americano para Controle e Prevenção de Doenças realizou uma pesquisa de âmbito nacional e descobriu quanto do açúcar que os americanos comem provém de bebidas açucaradas, como os refrigerantes, e quanto têm sua origem em comidas. Segundo o estudo, apesar dos refrigerantes serem alvos óbvios para as campanhas de saúde pública, eles são responsáveis por 33% do açúcar consumido em um dia normal na dieta de um adulto americano. A porcentagem não é pequena, porém contradiz o mito de que essas bebidas representariam a principal fonte de açúcar consumido. Segundo a pesquisa, 67% do açúcar, para os adultos, provém de comidas, como pães, geléias, bolos e sorvetes. Em crianças e adolescente, o açúcar de refrigerantes foi responsável por 40% do total de açúcar da dieta.

É importante ressaltar que pessoas com diabetes precisam acompanhar os níveis de açúcar no sangue, principalmente após as refeições, mas que elas podem, sim, comer alimentos ou beber refrigerantes que contenham açúcar. O cuidado precisa estar na quantidade ingerida. Em pequenas quantidades, e com um bom acompanhamento, diabéticos podem comer e beber basicamente qualquer alimento e bebida.

Ricardo Aguiar é formado em Ciências Biológicas pela Unicamp e atualmente faz o curso de “Especialização em Divulgação Científica” no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), também pela Unicamp.

 

Compartilhe!
  • amélia aparecida fernandes

    Muito bom saber disso td. valeu \o/.

  • keyla

    Me ajudou muito saber dessas coisas agora posso tentar ajudar um amigo que está com esse problema.

  • alciene

    qual os alimentos que o diabético precisa comer,eu quero saber todo que pode e que não pode

  • MARIA DOS ANJOS ALVES DE ASSIS

    LEGAL FICAR INFOMADA

  • telma kelly

    quero saber oq pode eoq nao pode comer

  • oq pode eoq nao pode comer