Metformina: poderosa também contra o câncer de pâncreas?

0

Pesquisa da Universidade Queen Mary revela que a metformina, famoso medicamento antidiabético, também tem potencial para tratar um dos tipos mais letais de câncer. Entenda.

metformina diabetes cancer pancreas

Uma boa notícia chegou direto dos laboratórios científicos esta semana. Pesquisadores da Universidade Queen Mary, em Londres, mostraram que há uma nova possibilidade de tratamento para um dos tipos de câncer mais letais que se conhece: o câncer de pâncreas.

E a boa notícia tem tudo a ver com um dos medicamentos mais tradicionais e populares para cuidar do diabetes tipo 2: a metformina.

Esta não é a primeira vez que a metformina é associada a outros benefícios ao corpo além do melhor controle da glicemia. Acompanhe algumas das novidades nas matérias a seguir do Diabeticool:

Metformina faz bem até para os olhos: pesquisa indica proteção contra o glaucoma

Estudo garante: quem toma metformina vive mais

Metformina: o remédio que combate o diabetes e o câncer

 

QUAL A RELAÇÃO ENTRE METFORMINA E O COMBATE AO CÂNCER?

Em artigo publicado na revista científica Cell Metabolism, os pesquisadores explicam a descoberta de que algumas das células que causam câncer no pâncreas sobrevivem através de um processo que pode ser bloqueado pela metformina.

A grande maioria das células de câncer, não importa o tipo, consegue energia através da queima de glicose. Diferente delas, as células “saudáveis” do nosso corpo garantem o suprimento de energia através do uso de oxigênio. Mas os cientistas descobriram que células dos tumores pancreáticos, elas também, utilizam oxigênio.

A descoberta foi uma ótima surpresa. O processo de “respiração” das células pode ser bloqueado através do uso da metformina.

Traduzindo em termos simples, após esta descoberta, talvez seja mais fácil matar as células cancerígenas e evitar a metástase – um dos maiores medos de quem está com o câncer pancreático.

Você já usou metformina como tratamento para o diabetes?

     

    UMA NOVA ALTERNATIVA DE TRATAMENTO AO CÂNCER A CAMINHO?

    pesquisa cientifica cancer pancreaticoÉ bom deixar bem explicado: os pesquisadores afirmam que a metformina não é a cura para o câncer de pâncreas. Ela poderá, sim, ser utilizada como coadjuvante no combate a este tipo de câncer, uma parceira nova e poderosa das técnicas quimioterápicas tradicionais.

    “Talvez nós sejamos capazes de explorar esta dependência [das células cancerígenas]por oxigênio ao usar drogas já disponíveis, matando o câncer ao retirar sua fonte de energia”, disse a dra. Patricia Sancho, principal autora do estudo.

    “No longo prazo, isto pode significar que pacientes com câncer pancreático terão mais opções de tratamento disponíveis, incluindo um risco menor de recorrência após a cirurgia”.

    O grupo de pesquisas já está iniciando os procedimentos para testes de tratamentos em seres humanos.

    MYC/PGC1a balance determines the metabolic phenotype and plasticity of pancreatic cancer stem cells.

    Sancho P, Burgos-Ramos E, Tavera A, Kheir TB, Jagust P, Schoenhals M, Barneda D, Sellers K, Campos-Olivas R, Graña O, Viera CR, Yuneva M, Sainz, Jr. B, Heeschen C. (2015) Cell Metabolism

     

    Compartilhe!