Metformina: o remédio que combate o diabetes e o câncer

9

Artigo científico mostra que o famoso remédio para combater o diabetes também pode ter efeito terapêutico no tratamento do câncer nos pulmões.

A metformina é um dos remédios mais receitados para o tratamento do diabetes tipo 2 em todo o mundo. É possível que em breve ela seja recomendada – quem diria! – também para pacientes com câncer nos pulmões. A novidade vem de estudo recém publicado na revista especializada British Journal of Cancer, feito por cientistas da Universidade McMaster, no Canadá.

metformina diabetes cancer

Em estágios mais avançados, o câncer nos pulmões geralmente é tratado com radioterapia, uma técnica terapêutica poderosa (e repleta de efeitos colaterais bem desagradáveis). Em muitos casos, infelizmente, nem mesmo ela é capaz de eliminar a doença. Isto porque algumas células cancerígenas são capazes de ativar mecanismos de defesa contra a radioterapia, o que as torna mais resistentes ao tratamento e fazem com que cresçam mais rapidamente.

Os cientistas canadenses perceberam que a metformina é capaz de reverter este mecanismo de defesa das células do câncer. A ação do popular remédio antidiabético resulta na incapacidade das células cancerígenas de produzirem as proteínas necessárias para que cresçam mais rápido. Além disso, a metformina impede o surgimento de novas células do câncer e pode até mesmo causar a morte delas.

Ou seja, em linhas gerais, a equipe canadense demonstrou que a metformina aumenta a sensibilidade das células de câncer à ação da radioterapia, tornando-a um tratamento muito mais potente e efetivo.

 

O PODER DA METFORMINA

“Nosso estudo mostra que a droga antidiabética metformina é capaz de impedir o crescimento das células cancerígenas e as tornam mais sensíveis ao tratamento por radioterapia”, disse Theodoros Tsakiridis, um dos autores do estudo. Ele completou: “Nós estamos agora trabalhando com outras instituições a fim de desenvolver um teste clínico que investigará o uso da metformina em pacientes com câncer no pulmão e tratados com radioterapia. Se pudermos provar que isto funciona em pacientes, teremos em mãos uma arma potencialmente poderosa na luta contra a doença”.

Não é a primeira vez que a metformina é vista como potencial ajuda no tratamento do câncer. Em dezembro do ano passado, o Diabeticool noticiou que o remédio havia sido identificado como efetivo auxílio no combate ao câncer nos ovários – fique sabendo mais relembrando a matéria “Popular medicamento antidiabético também combate o câncer de ovário“!

Compartilhe!
  • FERNANDA MELO

    BOM DIA ,GOSTARIA DE SABER SE A METFORMINA TAMBÉM PODE SER USADA PARA COMBATER TAMBÉM O CANCER DE PRÓSTAR?
    DESDE DE JÁ AGRADEÇO

  • selma de araujo machado caputo

    ja tom este remedio e fiquei feliz em saber que ele serve para uma doença tão ruim

  • por favor se sabem de alguma coisa remedio tratamemto chas cirurgia remedio eficas para diabetes por favor me imformem ja tomei bastante remedio imclusive metiformim e nada adiantou tomo insulina regular nph e mesmo assim ainda nao posso cer nada que ela fica muinto alta me ajudem? irene

  • DiabetiCool

    Oi, Irene

    Você está no lugar certo! Aqui no Diabeticool você poderá encontrar as últimas novidades e mais recentes dicas sobre as melhores maneiras de tratar o diabetes. Fique ligada diariamente na nossa página (também estamos no Facebook e no Twitter) para acompanhar todas as notícias.

    Equipe Diabeticool

  • silvia carbonell

    irene, eu quando almoço e/ou janto, noto que a glicose sobe, sobe mais quando como a salada, o arroz integral, e uma porção de peixe , frango ou carne, em maior quantidade. Quando fico com um pouco de fome, mas diminuo a porção, veho que os resultados são melhores. Experimente, quem sabe este palpite, possa ajuda-la.

  • Rafael

    Que esta boa nova sobre a metformina se conclua com sucesso!

  • leo ferreira

    Olá. Tenho Diabetes 2 constatada a 9 meses e uso metformina. Hoje, 28/03/2014 o Jornal Nacional divulgou o que segue no link abaixo. Um banho de agua fria para quem toma esta medicação. Por favor, alguém especializado confira e responda por aqui.

    http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/t/edicoes/v/remedio-contra-diabetes-nao-deve-ser-usado-como-emagrecedor/3246514/

  • Olá, Leo

    Estamos escrevendo uma matéria a respeito.
    O Jornal Nacional cometeu erros graves na divulgação da matéria, assim como a Vigilância Sanitária de São Paulo. Vamos explicar tudo no texto.

    Um abraço

  • leo ferreira

    Respondi ao email enviado por diabeticool antes de ler o artigo desta página:

    ” Olá novamente. Fico agradecido com o retorno e ansioso por um melhor esclarecimento. Infelizmente a semente da dúvida foi plantada. A Secretaria de Vigilância de São Paulo e a Globo (Jornal Nacional) não são pouca coisa e a matéria só reforça a dúvida de interesse financeiro e “azar da saúde alheia”. Pessoas erram sim mas também acertam. O compromisso com a verdade foi assumido pelo Jornal Nacional. Tantas vezes e com informações relevantes que “até Deus não duvida”. Que seja amplo e bem nítido o esclarecimento…de preferência da mesma forma que foi semeada a dúvida. Obrigado.”
    Pois
    bem. realmente estou mais tranquilo e muito agradecido com o esclarecimento dado por CARLOS MONTEIRO através deste site Diabetecool. Muito Bom.

    Meu email acima esta “desencontrado”.
    Mas acho que seria mais justo por parte do Jornal Nacional divulgar este esclarecimento, como citei, pois trata-se de utilidade pública. Isso faria jus ao compromisso com a verdade que ele assumiu publicamente, vocês não acham?

    Obrigado mais uma vez.

    Ps.: continuarei o tratamento com Cloridrato de Metformina.

    Subject: Re: New comment posted on Metformina: o remédio que combate o diabetes e o câncer