Metformina faz bem até para os olhos: pesquisa indica proteção contra o glaucoma

0

Artigo científico associa uso de metformina a reduções de 25% nas chances de desenvolvimento do glaucoma em quem está com diabetes.

diabetes glaucoma metformina

Metformina é um nome que quase todo mundo que convive com o diabetes já ouviu. Além de ser um dos medicamentos mais populares e baratos para tratar o diabetes tipo 2, ela possui uma série de benefícios comprovados à saúde geral do corpo. Mais um deles acaba de ser descoberto.

+ SABIA QUE QUEM TOMA METFORMINA VIVE MAIS? LEIA AQUI! 

Um novo estudo da Universidade de Michigan, nos EUA, publicado no periódico JAMA Ophthalmology, mostra que tomar metformina pode diminuir em 25% os riscos de glaucoma em quem está com o diabetes.

 

O QUE É O GLAUCOMA?

Glaucoma é uma doença nos olhos que limita a capacidade visual, podendo levar à cegueira em casos extremos. Ela é progressiva, ou seja, piora com o tempo. Ainda não há cura para o glaucoma, porém existem tratamentos cirúrgicos e com medicamentos que podem melhorar temporariamente a qualidade de vida da pessoa.

A doença ocorre por danos causados no nervo óptico, o nervo que transmite as informações que chegam aos olhos até o cérebro. Estes danos são associados ao aumento da pressão dentro dos olhos.

A notícia “chata” é que diabéticos têm 40% mais chances de desenvolver glaucoma do que não-diabéticos. Porém, é bom lembrar que estes índices são muito menores em quem controla adequadamente a glicemia todos os dias.

Por isso, a dica é mais válida do que nunca: cuidar da glicemia é cuidar da saúde do corpo inteiro – inclusive dos olhos!

 

O PODER DA METFORMINA NA SAÚDE DOS OLHOS

O novo estudo analisou dados de saúde de mais de 150 mil norte-americanos, coletados ao longo de dez anos. Todos eles convivem com o diabetes.

Destes, 4% acabaram desenvolvendo glaucoma durante o período do estudo.

Os pesquisadores correlacionaram a doença nos olhos com o uso de diferentes classes de medicamentos antidiabéticos, como sulfoniluréias, insulinas e a metformina.

De acordo com os resultados da análise, os diabéticos que tomaram as maiores doses de metformina (cerca de 1.110g ao longo de 02 anos) mostraram riscos 25% menores de desenvolver glaucoma, em comparação com quem não tomava metformina.

metformina diabetes cancer

Para se ter uma idéia, 1.110g em 02 anos corresponde a ingerir diariamente cerca de 1.500mg de metformina – o medicamento é usualmente vendido em concentrações de 500 e 1000mg.

Os pesquisadores argumentam que a associação entre metformina e melhora na saúde ocular está relacionada às propriedades de restrição calórica que o medicamento possui.

Sendo assim, uma versão mais “light” da metformina – que focasse apenas nos efeitos de restrição calórica – poderia ser criada para a população em geral, não-diabética, como prevenção do glaucoma. Por enquanto, os dados sugerem um efeito protetor apenas em quem está com diabetes.

 

Compartilhe!