Metformina é mais eficiente em negros do que em brancos

0

Estudo científico aponta que controle glicêmico em negros é duas vezes melhor do que em brancos.

diferentes etnias humanas diabetes

Que a metformina é um medicamento altamente eficaz para controlar os níveis de açúcar no sangue, isto todo mundo sabe. A droga é usada há décadas no tratamento do diabetes tipo 2 e é uma das mais vendidas em todo o mundo, dada a alta eficiência e número pequeno de efeitos colaterais.

Uma revisão da literatura científica quanto aos benefícios da metformina, porém, revela um traço interessante. A enorme maioria dos estudos foi conduzido em países de população majoritariamente branca, o que significa que a maior parte dos voluntários das pesquisas médicas era branco.

E se os efeitos da metformina – este medicamente tão popular – forem diferentes em pessoas de outras etnias?

Este é o mote de um novíssimo estudo, publicado na última edição do periódico científico Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism. Cientistas norte-americanos analisaram dados de saúde de quase 20 mil diabéticos no país, metade deles brancos e metade negros. Todos eles passaram por tratamentos do diabetes que incluíam a metformina.

 

HOUVE DIFERENÇAS NA EFICIÊNCIA DA METFORMINA EM NEGROS E BRANCOS?

Para determinar quão bem o medicamento ajudou a equilibrar a glicemia, os pesquisadores mediram os níveis de hemoglobina glicada dos voluntários. O teste de hemoglobina glicada é uma maneira de compreender como anda o controle glicêmico do diabético no longo prazo.

Os resultados mostraram que, com as mesmas doses de metformina, os negros tiveram um controle bem melhor da glicemia do que os brancos. Em média, os níveis de hemoglobina glicada de negros caíram 0.9%, em comparação aos 0.42% de quem era branco.

usando metformina diabetes

“Nossas descobertas sugerem que negros que têm diabetes na verdade respondem melhor ao tratamento com metfomrina do que os brancos”, escreveu o dr. Keoki William, um dos autores da pesquisa.

“Uma vez que se sabe que negros têm maior probabilidade de sofrer as complicações do diabetes do que os indivíduos brancos, é animador observar que a metformina possivelmente é mais efetiva no controle glicêmico entre negros”, completou.

 

Compartilhe!