Metformina “aditivada” em breve nas farmácias

9

Novo medicamento antidiabético – o Xigduo – será uma combinação de dois famosos tratamentos e poderá ser vendido já em 2014.

xigduo metformina forxiga diabetesDois conhecidos medicamentos antidiabéticos estão prestes a unir as forças no combate à doença.

O Comitê de Produtos Medicinais para Uso Humano, um braço regulatório da União Européia, deu aval positivo a uma combinação dos remédios Forxiga e metformina em uma única pílula.

A metformina é o princípio ativo mais conhecido no tratamento do diabetes tipo 2, devido à alta eficácia no controle da glicemia, aos poucos efeitos colaterais e ao longo tempo no mercado. Uma das maiores vantagens de seu uso é que não gera hipoglicemia.

Já o Forxiga (cujo princípio ativo é a dapagliflozina) é um remédio mais recente – ele começou a ser comercializado há poucos meses na Europa e nos Estados Unidos. O Forxiga funciona estimulando a liberação de glicose na urina, o que diminui a quantidade do açúcar no sangue. O efeito é atingido através da inibição da reabsorção da glicose nos rins. Um outro resultado benéfico do remédio é ajudar na diminuição do peso, uma vez que a excreção extra de glicose consome calorias.

A combinação dos dois medicamentos, criada pelas farmacêuticas Bristol-Myers Squibb e AstraZeneca, será chamada de Xigduo e poderá começar a ser vendida já no ano que vem.

De acordo com o relatório do Comitê europeu,

“O benefício do Xigduo é sua habilidade de melhorar o controle glicêmico através da redução dos níveis de açúcar no sangue em pacientes cujo controle unicamente através da metformina é inadequado. Os efeitos colaterais mais comuns são hipoglicemia, náusea, vômitos, diarréia, dores abdominais, perda de apetite, vulvovaginite, balanite e infecções genitais relacionadas, infecções no trato urinário, disúria [dor ao urinar] e poliúria [urinar em demasia]“.

Compartilhe!
  • José Gabriél de Campos

    Eu sou usuario do metformina Gostei da novidade da Fusão dos
    dois medicamento Para diabete xigduo se meu médico presquever-
    eu vou consumir este xigduo.o brigado pelas dicas.
    Jose Gabriel de campos.

  • Tereza Barros

    Faço uso da metiformina e também de insulina nph. Achei esta novidade muito boa. Será que poderei usar a nova medicação? Ótima publicação. Tereza Barros

  • maria josé fragoso de melo freire

    ,Nossa quanta novidades,vou ler com atenção obrigado por me informar.

  • Faço uso da Metformina de 850 e da glibenclamida de 5, gostaria de poder tomar um só remédio, pois tomo captopril de 50 e também tenho labirintite que não me deixa.

    Vou aguardar com ansiedade a chegada desse novo remédio.

  • Maria Souza

    ja tomo forxiga com metformina juntos sao otimos,ate minha ansiedade e picos da diabete acabou

  • Valmor

    Então vou contribuir, iniciei o uso de XIGDUO, para tratar diabetes tipo 2, e ja emagreci 13 cm em 20 dias

  • Keh Harris

    Sério??? Eu iniciei há 3 dias e desde então estou com muitas náuseas e não tenho vontade alguma de comer.

  • Valmor

    Então, isso também me aconteceu, om segredo é tomar agua, como eu não tomava , quando comecei parecia que ia me afogar hoje tome 3 litros por dia em média e ja emagreci 11,5 KG,

  • Anderson Silveira

    Comecei meu tratamento ontem, espero ter resultados.