Mais uma prova de que diabético que se cuida vive mais

0

Estudo mostra que riscos de falecimento são 40% menores em diabéticos tipo 2 que cuidam bem da própria saúde. Veja lista com dicas de auto-monitoramento.

auto controle do diabetes

Uma das dicas mais valiosas para controlar bem o diabetes: praticar atividades físicas! Uma simples caminhada já ajuda bastante a melhorar o corpo, a mente e a saúde como um todo.

Um estudo realizado na Alemanha e publicado na revista científica Diabetes Care mostra a enorme importância do próprio paciente diabético cuidar bem do seu corpo.

O estudo acompanhou a saúde de 340 diabéticos tipo 2 ao longo de 12 anos e correlacionou parâmetros como valores de hemoglobina glicada (o que é isto?), pressão sangüínea e colesterol às maneiras como o diabético controlava a própria saúde.

A conclusão é, de certa forma, mais do que esperada, porém reforça a noção de que o comprometimento do diabético no controle da doença é fundamental para uma boa qualidade de vida. Segundo os dados do trabalho, os voluntários que mais e melhor cuidaram do diabetes tiveram risco de morte 39% menor no geral do que aqueles pacientes que administravam com desleixo o diabetes. Além disso, os riscos de morte por complicações cardiovasculares foi 35% menor no grupo do melhor controle.

Nenhuma diferença significativa foi encontrada em termos de hemoglobina glicada, colesterol, pressão, neuropatia e demais fatores estudados entre os dois grupos.

 

COMO CUIDAR DO DIABETES COM SUCESSO?

Segundo o estudo alemão, existem seis maneiras bem simples de cuidar da própria saúde que uma pessoa que está com diabetes pode seguir. Realizar pelo menos quatro destas seis tarefas contribui para uma qualidade de vida (e sobrevida) muito maior e mais feliz.

plano alimentar diabetes

Escolher bem o tipo de alimento que se come é outro ponto positivo dos diabéticos que vivem mais.

As seis dicas de auto-controle do diabetes são:

  • Praticar exercício físicos regularmente
  • Prestar atenção à saúde dos pés
  • Controle diário da glicemia
  • Controle do peso
  • Ter um plano alimentar definido
  • Manter um diário do diabetes (anotando os valores de glicemia, também a maneira como um alimento diferente modificou o padrão glicêmico etc.)

É como todo diabético bem sabe: cuidar da saúde vai muito além de simplesmente tomar remédio. Prestar atenção aos sinais que o corpo dá quando alguma coisa está errada e cuidar muito bem da nossa saúde são ações fundamentais para tratar a doença e viver de bem com o diabetes!

 

DICA: O Diabeticool fornece, gratuitamente, um material essencial ao bom controle do diabetes. Clique aqui para acessar nossa página de downloads, baixar e imprimir a tabela semanal de controle da glicemia!

 

Compartilhe!