Lentes de contato mudam de cor de acordo com a glicemia

3

Para quê machucar o dedo ou urinar sobre uma fita de papel para medir a glicemia? Método inovador exige apenas seu olho, uma lente de contato e um espelho!

A glicose é o açúcar encontrado em altas concentrações no sangue dos diabéticos. É, também, o açúcar presente nas lágrimas que hidratam e protegem nossos olhos. Sabendo disso, uma genial equipe de cientistas da Universidade de Akron desenvolveu um método muito inteligente de medição da glicemia: através dos olhos. E farão isso utilizando uma lente de contato que muda de cor de acordo com as concentrações de glicose no organismo.

A idéia é simples: se a glicose não estiver sendo metabolizada de maneira correta pelo corpo (como no caso do diabetes), sua concentração aumentará, afetando também a composição das lágrimas. Estas alterações serão percebidas por moléculas especiais presentes nas lentes de contato, que mudarão gradativamente de cor. Portanto, nada de picadas doloridas no dedo: basta olhar no espelho e perceber que a cor da lente mudou para saber que a glicemia está alta.

“A lente funciona assim como um medidor de pH dos laboratórios de química do ensino médio”, esclarece o dr. Jun Hu, professor associado de química da Universidade. “O medidor de pH muda de cor dependendo da acidez ou concentração de prótons do líquido nele aplicado. Isto é similar ao que acontece nas nossas lentes de contato especialmente desenhadas, as moléculas de açúcar literalmente agindo como o próton dos testes de pH, modificando uma tintura colorida embutida nas lentes, e as lentes mudando de cor.”

A quantidade de pigmentos sensíveis à glicose presentes nas lentes é tão baixa que o usuário não sentirá diferença nenhuma em sua visão, garante o cientista. Além disso, apenas um dos olhos terá a capacidade de mudar de cor. Afinal de contas, é imprescindível poder comparar um olho com outro “normal” a fim de se ter certeza da alteração cromática.

Tecnologia

Quem usar a lente poderá perceber com um simples espelho que a quantidade de glicose sangüínea está alta. Mas, para ter certeza do diagnóstico ou poder quantificar o quão elevada a glicemia está, a equipe do doutor Hu está desenvolvendo um aplicativo para telefones e tablets. A idéia é que o usuário da lente tire uma foto de seu olho, a qual será analisada pelos algoritmos do aplicativo, resultando em números confiáveis de glicemia.

Vantagens

Jun Hu explica algumas das vantagens da nova lente de contato: “Este aparelho poderia ser usado para detectar mudanças sutis nos níveis de açúcar sangüíneos, para um acompanhamento rigoroso do diabetes. Ele também pode ser usada para identificar pacientes em condições de pré-diabetes, permitindo um diagnóstico prévio crucial na prevenção do avanço da doença. Concentrações de glicose nas lágrimas podem ser utilizadas para monitorar intermitente ou continuamente pacientes diabéticos tão efetivamente quanto os níveis de açúcar no sangue medidos diretamente do sangue de um dedo espetado”.

Contando que não haverá dor, com as facilidades propostas pelo novo método e com seus relativos baixos custos, pode-se esperar que diabéticos monitorem com mais freqüência sua glicemia, o que é uma ótima perspectiva. Sem contar que a glicemia muda bastante ao longo de um dia normal, portanto as lentes serão capazes de monitorar as taxas de glicose continuamente, fornecendo aos diabéticos uma ferramenta poderosa no combate à condição.

Compartilhe!
  • Que novidade incrível! Essa tecnologia é mesmo muito inteligente!

    É só avisar os seus amigos sobre esta novidade, e aí eles mesmos já vão poder ajudar quando notarem algo de diferente nos seus olhos! hehehe

    Mas ainda fiquei com uma dúvida: também dá para fazer esse tipo de lente com grau? Será que os pesquisadores se lembraram dos quase ceguinhos que preferem usar lentes de grau ao invés de óculos?

    Deixo aqui meus parabéns à equipe pelo excelente blog!

    Um abraço,

    Carolina.

  • etelvold

    gostaria de saber como adquirir o produto. já está no mercado?

  • O produto ainda não está no mercado, mas assim que sair nós avisaremos aqui no site!!

    Um abraço,
    Equipe Diabeticool