Lançamento: glicosímetro do Angry Birds revoluciona medições em crianças

0

Novidade transforma o ato de medir a glicemia em “jogo”, compartilha dados com os pais e promete revolucionar a maneira como as crianças encaram o diabetes.

glicosímetro angry birds

Aposta para fazer as crianças cuidarem bem da saúde todos os dias.

Foi lançado hoje, 10 de fevereiro, no mercado europeu o glicosímetro dos Angry Birds. Desenvolvido pela empresa finlandesa Modz, o novo medidor de glicemia é aposta para transformar os cuidados com o diabetes em uma tarefa divertida e estimulante para as crianças. Além disso, o aparelho possui funcionalidades que prometem deixar mais tranqüilos pais e profissionais da saúde.

O glicosímetro apresenta os personagens do Angry Birds – popular joguinho para telefones e tablets, no qual passarinhos são “lançados” em direção ao maldosos porcos – tanto na capinha externa quanto na interface. Toda vez que a criança mede a glicemia, aparece um Angry Bird; a cor do personagem indica se a taxa de açúcar no sangue está boa, abaixo do normal ou acima do permitido. Desta forma, os pequenos conseguem interpretar mais facilmente os resultados das medições.

Caso a glicemia esteja boa, o usuário recebe pontos, com os quais pode “passar de fase” no glicosímetro. Só chega às fases mais avançadas quem conseguir manter a glicemia em boas taxas durante vários dias seguidos.

Outra maneira de ganhar pontos é medir a taxa de açúcar no sangue nos horários certos – um sinal sonoro lembra a criança de que é hora da medição, de acordo com horários pré-definidos para as refeições.

 

FUNCIONALIDADES ESTIMULAM A INDEPENDÊNCIA

Toda vez que o glicosímetro for utilizado pela criança, seus pais poderão acompanhar os valores de glicemia em tempo real, na tela dos celulares, através de mensagem de texto. Se quiserem, podem optar por receber os resultados por e-mail. Os valores também são guardados na nuvem, em um servidor seguro, e poderão ser acessados a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, inclusive pela equipe médica do usuário.

A funcionalidade promete trazer paz aos pais de jovens diabéticos, que muitas vezes não permitem que seus filhos viajem a excursões, saiam de casa sozinhos ou participem de eventos sociais por medo de descuidarem da glicemia.

“O glicosímetro faz um link concreto entre medições frequentes e sentir-se bem. Ele estimula o auto-cuidado e ajuda os jovens diabéticos a serem independentes”, afirmou Vesa Kemppainen, presidente da Modz.

“[O aparelho] é uma maneira inteiramente nova de lidar com o diabetes. Os pais podem parar de encher a paciência dos filhos, e as crianças saberão quando terão de fazer alguma coisa, porque o glicosímetro irá alertá-las!”, disse Vesa em entrevista ao site Wired.

A idéia por trás do glicosímetro dos Angry Birds veio de uma análise crítica do mercado de medidores de glicemia. Segundo Vesa, a grande maioria dos aparelhos é cinzenta ou preta, de formato pouco atraente e design ultrapassado. Com isto, toda vez que alguém precisa realizar a medição, está sujeito ao desconforto de ter de utilizar um aparelho “feio” e que pode gerar estigmas sociais – especialmente entre os mais novos.

kit modz diabetes

O kit completo já pode ser encontrado na Europa.

As crianças poderão ter orgulho deste aparelho. Ao invés de ser um aparelho cinzento e sem graça, ele é atrativo e diminui as barreiras sociais, já que você pode explicar como ele funciona aos seus amigos. Ser socialmente aceito é algo positivo para alguém que está com diabetes”, afirmou o presidente da Modz.

O glicosímetro do Angry Birds está sendo vendido por cerca de R$1.100 na Europa. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil. Uma caixinha com 50 tiras para medição custa R$125 no Velho Continente.

 

Compartilhe!