Jovens querem apurar causas do aumento da diabetes tipo 1

0

Do portal Diário de Notícias de Portugal:

A Associação de Jovens Diabéticos defendeu hoje que se devia investir num estudo para apurar as causas do aumento “preocupante” da diabetes tipo 1 e perceber se estão a aumentar os diagnósticos ou os casos efetivos.

O Observatório Nacional da Diabetes apresentou hoje o seu relatório anual, que revelou um aumento da incidência da diabetes tipo 1 nas crianças e nos jovens nos últimos 10 anos.

Em 2011 foram registados mais de 3000 casos de diabetes tipo 1 em jovens até aos 19 anos, o que mostra um ligeiro aumento comparativamente com o ano anterior, em que se verificaram cerca de 2800 casos.

Entre os jovens com idades até aos 14 anos, foram detetados em 2011, 16,3 novos casos de diabetes tipo 1 por cada 100 mil, um valor bastante superior ao registado em 2002.

O presidente do observatório já tinha alertado para o facto de não haver ainda uma explicação cabal para o aumento da incidência da diabetes tipo 1 sabendo-se apenas que hoje em dia as pessoas estão mais suscetíveis e os jovens particularmente vulneráveis.

Continue lendo aqui!

Compartilhe!