Jovens “fortinhos” são os mais saudáveis

0

Novo estudo mostra como é importante manter uma boa forma desde a infância – vantagens à saúde incluem riscos muito menores de diabetes tipo 2.

forca fisica jovens diabetes

Esta é ótima dica para mães e pais que não conseguem tirar a molecada do sofá e da frente do computador, estimulando-os a serem mais ativos!

Crianças e pré-adolescentes “fortinhos” vivem mais, melhor e correr riscos pequenos de ter diabetes tipo 2 no futuro – e quando escrevemos “fortinhos” queremos dizer literalmente “fortes”! Uma pesquisa científica mostrou como jovens que têm mais massa muscular se tornam adultos mais saudáveis.

+ Saiba mais: “Como convencer seu filho a praticar exercícios

O trabalho, publicado na última edição da revista Pediatrics, estudou mais de 1400 jovens norte-americanos, de idades entre 10 e 12 anos. O objetivo era correlacionar parâmetros de saúde (como porcentagem de gordura corporal, glicemia, pressão sangüínea, níveis de colesterol e de triglicérides) com a capacidade muscular de cada um. Esta foi analisada através de um teste clássico de preensão manual e, também, do estudo da capacidade dos músculos de utilizar eficientemente o oxigênio do sangue durante períodos de esforço físico.

criancas fortinhas diabetes

Os resultados mostraram que os jovens com maior força muscular podem dormir mais tranqüilos, sabendo que as chances de desenvolverem uma ampla gama de doenças, incluindo o diabetes tipo 2, é muito menor do que a dos adolescentes menos exercitados. Isto porque os mais “fortinhos” apresentaram menor IMC, menor porcentagem de gordura corporal, menor circunferência abdominal e maior desempenho físico – todos indicadores positivos de uma ótima saúde no futuro.

O principal autor da pesquisa, professor Mark D. Peterson, explicou que esta foi a primeira vez em que uma correlação entre força muscular e menor predisposição a doenças metabólicas em adolescentes foi observada.

Segundo o cientista, campanhas anti-sedentarismo e de perda de peso focadas em jovens devem incluir exercícios físicos para ganho de massa e força muscular, o que ajudará a manter a saúde por mais tempo e a prevenir um número grande de complicações no futuro.

Diversos trabalhos científicos demonstram claramente que jovens fisicamente ativos crescem melhor e possuem indicadores de saúde excelentes, o que garante a eles um futuro pra lá de promissor – pelo menos quando se trata da saúde, eles são os campeões!

+ Veja também: “Dormir pouco pode aumentar o risco de diabetes na adolescência

 

Compartilhe!