Viagem Orlando
CIÊNCIA COMO TRATAR DIETAS ESPECIAIS FAMOSOS MÃES & FILHOS POLÍTICA & DINHEIRO RECEITAS
CIÊNCIA COMO TRATAR DIETAS ESPECIAIS FAMOSOS MÃES & FILHOS POLÍTICA & DINHEIRO RECEITAS

Invenção de água de quiabo contra o diabetes rende R$ 30 mil a jovens

27/11/2013 - 09:21 da Redação Diabeticool

Alunos são de Patos de Minas e venceram quadro do Caldeirão do Huck. Cientistas comprovaram que quiabo ajuda a baixar níveis de glicose.

Com a promissora invenção de um quiabo que auxilia no tratamento do diabetes, um trio de estudantes de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, venceu o quadro “Jovens Inventores”, do Caldeirão do Huck, e ganhou R$ 30 mil no último sábado (23).

Letícia Vinhal, Matheus Pains e Welles Oliveira, ambos de 17 anos, são estudantes do ensino médio e foram premiados em uma feria de ciências da Universidade de São Paulo (USP), sendo convidados posteriormente para participarem do programa.

O “Incrível Quiabo”, como nomeado pelos estudantes, é usado para controlar os níveis de glicose. O laboratório do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, na cidade mineira, foi o ponto de partida dessa aventura científica após os três presenciarem o sofrimento de uma colega da escola, que tem a doença.

Os jovens descobriram por meio de uma pesquisa que a ração feita do quiabo, um alimento tradicional da culinária mineira, baixava os níveis de glicose em animais. Foi então que eles decidiram ampliar o estudo para obter o resultado em humanos. “Vimos a pesquisa da Universidade de Campinas (Unicamp) e resolvemos trazer isso, de uma forma mais prática e para dentro da vida das pessoas diabéticas, para ajudá-las também”, contou Matheus.

Água de quiabo abaixa nível de glicose no sangue (Foto: Reprodução/TV Integração)

A descoberta foi que na mucilagem liberada pelo quiabo, conhecido popularmente como a “baba”, existe maior concentração de fibras e que é justamente isso que ajuda a baixar os níveis da glicose no sangue. Eles chegaram à conclusão de que pegar dois quiabos, partir ao meio (retirando as pontas) e colocá-los na água era o ponto ideal para se chegar ao resultado positivo. A partir do momento em que água entra pelos poros do vegetal e libera o muco, a água de quiabo está pronta para beber.

Depois os estudantes foram à procura de voluntários para participar do experimento. De acordo com o Welles Júnior Oliveira, a aceitação das pessoas foi a maior dificuldade de todo o experimento, pois muitas não gostavam da consistência do quiabo. “Outras pessoas não acreditavam no nosso projeto, diziam que não iria dar certo e que não era comprovado”, ressaltou.

Quando conseguiram os voluntários, eles fizeram um acompanhamento semanalmente que comprovou os efeitos da água do quiabo e notaram a melhora na qualidade de vida dos pacientes. “Fazíamos o controle toda a semana com os pacientes, por meio daquele aparelho que dão em posto de saúde para controle de diabetes. Essas pessoas mediam a taxa de glicose todos os dias após tomarem a água de quiabo e constataram que o nível diminuía”, esclareceu Welles.

O trabalho foi monitorado pela professora de Química, Andréia Cristiana Lima, que também teve todas as expectativas superadas. “Foi muito inesperado porque o projeto foi feito para uma feira de conhecimento a nível de ensino médio do colégio, em uma feira brasileira. Lá mesmo nós tivemos esse contato, mas só depois de meses que soubemos que era da Globo, para a gravação de um documentário”, ressaltou a professora.

A invenção não agradou apenas a professora, amigos e familiares, como também os jurados do quadro do Caldeirão do Huck que deram nota máxima aos jovens cientistas e, consequentemente, o prêmio máximo do programa.

Fonte: G1

  • http://www.diabeticool.com JOÃO BATISTA ROCHA

    SOU DIABÉTICO HÁ MAIS D 20 ANOS, COMIA E BEBIA DE TUDO, NÃO USAVA NEM ADOÇANTES ARTIFICIAIS, TOMAVA APENAS UM MEDICAMENTO QUE ME FOI RECEITADO PELO ENDÓCRINO, (DIAMICRON).
    HOJE ESTOU COM 56 ANOS, SOFRI UM INFARTO EM FEVEREIRO DE 2012 E DESCONTROLOU TUDO; GLICEMIA DESCOMPENSADA, PROBLEMA RENAL AGRAVADO, CORAÇÃO DILATADO; ENFIM TUDO AGRAVADO.
    FIZ AGORA EM FEVEREIRO DE 2013 UMA CIRURGIA DE 2 SAFENAS E UMA MAMÁRIA E ESTOU AINDA COM TUDO AGRAVADO E EM TRATAMENTO; GOSTARIA D SABER SE POSSO FAZER O USO DA ÁGUA DE QUIABO?
    UM FORTE ABRAÇO.
    ATENCIOSAMENTE;
    JOÃO.

  • http://www.diabeticool.com Redação Diabeticool

    Oi, João.

    O “tratamento” com água de quiabo é algo bem caseiro, ainda experimental e super natural. Isto é, em algumas pessoas tem dado efeito, em outras não, portanto você terá que testar. De qualquer maneira, não há efeitos colaterais, então o teste é bem tranqüilo.
    Conte-nos depois os resultados!

    Um abraço,
    Equipe Diabeticool

  • Regiane

    estou gravida de 7 meses to com diabete gestacional posso tomar agua de quiabo?

Compartilhe
Traduzir o Texto EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Veja Também
curtiu?