Hospital Regional realiza semana de combate ao diabetes

0

Dia Mundial do Diabetes terá programação especial para cerca de 20 pacientes juvenis do ambulatório.

Começa em Presidente Prudente a 2ª Semana de Atenção ao Portador de Diabetes, que será realizada de seis a 14 de novembro. A atividade, que também faz parte do Novembro Azul, traz orientações sobre o diabetes, doença caracterizada pelo aumento fora do comum do açúcar e glicose no sangue, que este ano traz como tema “Proteger nosso futuro”.

“A campanha tem como meta chamar a atenção das pessoas sobre a prevenção da doença e controle ao portador”, informa a membro da comissão organizadora, Marcia Marcondes Manganaro.

Em Prudente a semana é de iniciativa de um grupo formado por integrantes do Hospital Regional, da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A programação terá como abertura um encontro com os profissionais de saúde e acadêmicos. O evento será no dia próxima quarta-feira (6), das 10h às 12h, no anfiteatro do Hospital Regional de Presidente Prudente. O tema debatido será “Atendimento ao portador de diabetes e insulinoterapia”.

Já na quinta (7), cerca de 20 pacientes infanto-juvenis que são atendidos pelo ambulatório do HR terão atividades lúdicas de orientações sobre diabetes. Das 09h às 12h eles assistirão teatro e filme no cinema Movicon do Prudenshopping com direito a pipoca e refrigerante.

O encerramento será no dia 14 e, terá verificação de glicemia e orientações para à população na Praça 9 de Julho, no Centro. A atividade será das 08h às 12h. “De maneira simbólica estamos motivando toda a população para que vistam roupas da cor azul toda a sexta-feira. Desta forma fica mais evidente a preocupação com o controle do diabetes”, reforça Manganaro.

O diabetes em crianças e adolescentes é muito comum, como explica a endocrinologista pediátrica do HR, Cristiane Letícia Pansera da Cruz. De acordo com ela, o diagnostico precoce pode em muitas as situações salvar a vida.

“Nesse público os sintomas podem aparecer como desânimo, fraqueza e perda de peso repentina. Caso isso aconteça os pais devem levar o paciente com urgência a uma unidade hospitalar, pois, a doença pode estar em estágio avançado”, esclarece.

Fonte : ifronteira

Compartilhe!