Pode a gripe causar diabetes?

1

Por mais estranho que pareça, cientistas italianos acham que sim.

Toda semana, publicamos pelo menos uma matéria que descreve uma descoberta científica de algum alimento ou comportamento que favorece o aparecimento do diabetes. Geralmente, tratam-se de pesquisas relacionadas ao estilo de vida das pessoas e à má alimentação. Portanto, causa surpresa quando cientistas anunciam que descobriram uma outra possível causa do diabetes, uma que não tem a ver com hábitos ou alimentação. Desta vez, é o vírus da gripe que está na mira da Ciência.

Há mais de 40 anos, pesquisadores tentam provar que vírus são os causadores do diabetes tipo 1. Isto porque este tipo de diabetes ocorre quando o sistema imune de uma pessoa ataca as células produtoras de insulina do próprio organismo, ‘confundindo-as’ com elementos nocivos à saúde. Este comportamento estranho do sistema de defesa do corpo normalmente se dá após uma infecção. E o que geralmente causa infecções? Vírus! Especialmente vírus comuns, como o da gripe.

Vírus da gripe, em altíssimo aumento.

Sabendo disto, um time de pesquisadores da Organização Mundial para Saúde Animal, na Itália, descobriu que o vírus da gripe se desenvolve muito bem no pâncreas, tanto em aves quanto em humanos. Sua taxa de reprodução ali é altíssima. Uma vez que o vírus domine o tecido pancreático, ocorre inflamação severa no órgão. Em pouco tempo, começam a aparecer lesões no tecido. No caso de perus – animais estudados pelo grupo por quase sempre apresentarem inflamação no pâncreas após contraírem gripe -, as lesões são seguidas invariavelmente pelo aparecimento do diabetes.

De acordo com a pesquisa, quando o vírus da gripe se instala nas células do pâncreas, certas moléculas inflamatórias são prontamente produzidas. Estas moléculas desencadeiam o processo inflamatório, recrutando células de defesa para “lidar com o problema”. Alguns pesquisadores acreditam que, quando as células do sistema imune entram em contato com o tecido inflamado, elas reconhecem que não apenas o vírus da gripe, como também as células que contêm o vírus (que podem ser produtoras de insulina), são danosas, e acabam atacando os dois. Com isto, há o início do processo irreversível que leva ao diabetes.

Esta é apenas uma hipótese, levantada após as pesquisas com o pâncreas de aves. O time de cientistas planeja estudar como funciona o processo de inflamação do pâncreas em camundongos – animais mais parecido com seres humanos – com diabetes tipo 1. Eles também vão analisar a incidência de gripe em humanos que acabaram de ser diagnosticados com o diabetes.

“A boa notícia é que, mesmo se a gripe comum causar apenas poucos casos de diabetes tipo 1, ainda assim poderem vacinar e prevenir a doença nas pessoas geneticamente predispostas a tê-la, e isto pode ter um impacto real na vida delas.”, garantiu a dra. Ilaria Capua, que coordena o estudos.

 

Compartilhe!