Gosta de iogurte? O seu corpo também!

0

Estudo de mais de 10 anos revela que comer iogurte regularmente diminui os riscos de diabetes e ajuda a controlar a doença.

iogurte saúde diabetes

Iogurte: delícia que faz bem.

É verdade que comer iogurte pode ajudar a prevenir o diabetes? E para quem já tem diabetes, ele é benéfico?

De acordo com pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, a resposta para essas perguntas é sim! Eles analisaram dados de um estudo que contou inicialmente com mais de 25 mil pessoas, e durou mais de uma década, para chegar a essa conclusão. Mas como eles fizerem isso?

O método da pesquisa foi simples: as 25 mil pessoas envolvidas anotaram em um diário, durante uma semana, tudo o que comeram. Os cientistas levaram em conta apenas os diários completos – foram 4255 – e acompanharam essas pessoas pelos próximos 11 anos. Dentre elas, 753 desenvolveram diabetes. Vamos ver, então, como o iogurte entra nessa história.

+ Quer receitas boas para diabéticos contendo iogurte? Experimente estas: “Iogurte com Cereais e Frutas” & “Espetinhos Crocantes de Bananas“!

Ao estudar os diários, os pesquisadores notaram que as pessoas que comiam, regularmente, “laticínios fermentados de baixo teor de gordura” – como o iogurte – tinham um risco 24% menor de desenvolver diabetes. E 87% dos alimentos dessa classe consistiam, justamente, de iogurtes. Quando analisado separadamente, o iogurte foi associado a um risco 28% menor de desenvolvimento de diabetes.

Simplificando: as pessoas que comeram iogurte diariamente desenvolveram diabetes em uma proporção menor do que aquelas que não tinham esse hábito alimentar.

“Essa pesquisa mostra como um alimento específico pode ter um papel importante na prevenção do diabetes tipo 2”, diz Nita Forouhi, autora principal do estudo.

Mas essa não foi a única conclusão da pesquisa. Os cientistas também se perguntaram o que aconteceria se uma pessoa substituísse um outro tipo de petisco – como biscoitos, bolachas e bolos – pelo iogurte. O efeito dessa substituição foi um risco 47% menor de desenvolvimento de diabetes. A ressalva dos pesquisadores é que essa queda não está relacionada apenas ao consumo do iogurte, mas também ao não consumo dos alimentos que foram substituídos.

 

VANTAGENS TAMBÉM PARA QUEM JÁ ESTÁ COM DIABETES

Por que o iogurte poderia ajudar na prevenção do diabetes? E por que ele pode ser bom para quem já tem diabetes?

Os pesquisadores sugeriram duas explicações. Uma delas está relacionada à vitamina K2, presente em laticínios como o iogurte e que já havia sido associada a riscos menores de desenvolvimento de diabetes em outros estudos.

mulher comendo iogurte

Os benefícios são também para quem já tem diabetes.

A outra possível explicação interessa também a quem já tem diabetes – ela está relacionada às chamadas “bactérias probióticas”, como os lactobacilos. Em pesquisas anteriores essas bactérias, encontradas em derivados do leite que são fermentados, tiveram efeito positivo nos níveis de colesterol de pessoas que já tinham diabetes. Essa ação benéfica, portanto, provavelmente também vale para a prevenção da doença.

“Em uma época em que temos tanta evidência de que consumir grandes quantidades de certos alimentos, como aqueles ricos em açúcares, é ruim para nossa saúde, é muito reconfortante receber a mensagem de que outras comidas, como iogurtes e laticínios fermentados de baixo teor de gordura, podem fazer bem para nós”, diz Forouhi.

Além do iogurte, laticínios fermentados de baixo teor de gordura incluem também alguns tipos de queijo, como o Cottage (ou queijo fresco), e leites fermentados e desnatados.

 

ricardo schinaider de aguiar perfil diabeticool

Ricardo Aguiar é biólogo (UNICAMP), especialista em divulgação científica (LABJOR/UNICAMP) e colabora com o Diabeticool trazendo para a gente as últimas e mais empolgantes novidades da Ciência relacionadas ao diabetes, à saúde e a um estilo de vida mais saudável.

 

Compartilhe!