Gorduras e o Risco de Doenças do Coração

0

Você sabe a importância de ingerir a quantidade e o tipo corretos de gorduras na sua alimentação? O Diabetes Sem Medo explica!

O papel da dieta é crucial no desenvolvimento e na prevenção de doenças cardiovasculares. A dieta é uma das principais coisas que você pode mudar e que irá impactar em todos os outros fatores de risco cardiovascular.

Pesquisas demonstram o papel de níveis anormais de lipídios (gorduras) no sangue tem uma forte relação com o risco de doenças coronarianas como o infarto agudo do miocárdio (ataque cardíaco). Por sua vez, os níveis anormais de lipídios no sangue estão relacionados com o que você come. Uma dieta rica em gorduras saturadas e gorduras trans (usadas em bolos, biscoitos e “fast food” = lanches) leva ao aumento dos níveis de colesterol no sangue.

Na maioria dos casos, reduzir o consumo de gordura na sua alimentação pode reduzir o risco de doenças no coração. Você poderá reduzir o seu risco principalmente se você reduzir o consumo de gorduras saturadas e trans. As gorduras são divididas em 3 grupos:

1. Gordura Saturada: aumenta o colesterol no sangue e o risco de doenças do coração. Este tipo de gordura geralmente é sólido em temperatura ambiente e são encontrados em gorduras de origem animal (carne vermelha, manteiga, banha de porco, bacon, queijo), óleos de palmeiras (óleo de coco, óleo de dendê) e em gorduras vegetais hidrogenadas (gordura vegetal e margarina).

2. Gordura Monoinsaturada: diminui os níveis de colesterol total do sangue mas não afeta dos níveis do HDL colesterol (colesterol bom), pode diminuir os níveis de triglicerídeos. Alimentos que são fontes deste tipo de gordura: azeite de oliva, óleo de amendoim, óleo de canola, azeitona, abacate e castanhas (castanha de cajú, amendoas, castanha do Pará)

3. Gordura Poliinsaturada: diminui os níveis de colesterol total e de HDL colesterol. Alimentos que são fontes deste tipo de gordura: óleo de milho, óleo de cártamo, óleo de soja, óleo de girassol, semente de algodão e nozes.

Clique na imagem para ampliá-la.

Clique na imagem para ampliá-la.

 

Compartilhe!