Google revoluciona com lente de contato que mede a glicemia

0

Laboratório secreto do Google desenvolve lente de contato que mede a quantidade de açúcar a partir das lágrima – e num piscar de olhos.

Coisas inimagináveis acontecem nos laboratórios Google[x], uma divisão secreta do gigante de buscas na internet voltada para ambiciosos projetos tecnológicos. Do Google[x]saíram produtos revolucionários como o carro que se dirige sozinho, os modernosos óculos Google Glass e o Projeto Loon, que pretende soltar grandes balões em redor de todo o planeta e distribuir, através deles, a Internet em locais onde não há cabeamento. Tantas novidades estimulam a imaginação de quem acompanha os lançamentos do Google[x], e uma novidade anunciada ontem animou, em especial, quem está com diabetes.

O Google revelou que está trabalhando em uma lente de contato capaz de medir a glicemia automaticamente, através de um sensor que lê a quantidade de açúcar nas lágrimas.

lente de contato glicemia google diabetes

Protótipo de nova lente de contato do Google: picar os dedos para medir a glicemia nunca mais! [foto: Recode (adaptado)]

“Ao longo dos anos, muitos cientistas investigaram vários fluidos corporais – como as lágrimas – na esperança de encontrar uma maneira mais fácil das pessoas medirem a glicemia. Mas, como você pode imaginar, lágrimas são difíceis de coletar e estudar. No Google[x], nós ficamos pensando se equipamentos eletrônicos em miniatura – pense em chips e sensores tão pequenos que eles parecem pedacinhos de purpurina, e uma antena mais fina que cabelo humano – poderiam ser o segredo para desvendar o mistério da glicose nas lágrimas e de como medi-la com maior precisão”, escreveu um representante da empresa no blog do Google.

 

COMO FUNCIONA

O sensor que detecta os níveis de glicose, o chip que processa estas informações e a fina antena que envia os dados para outros dispositivos ficam entre duas camadas de lentes de contato gelatinosas, o que garantiria total conforto ao usuário. Em tese, o usuário será capaz de medir a glicemia quantas vezes quiser, ao longo de todo o tempo que usar as lentes especiais, sem qualquer dor ou incômodo.

 

INVESTINDO PESADO NO DIABETES pesquisa lentes de contato diabetes

Esta não é a primeira vez que a empresa da internet anuncia projetos voltados para a saúde de diabéticos. Em setembro do ano passado, o Diabeticool noticiou que o Google havia investido mais de R$20 milhões em uma empresa que prometia criar, pela primeira vez, a insulina em comprimidos.

+ LEIA MAIS: “Até o Google entra na guerra pela “Pílula de Insulina

A Microsoft, concorrente direta do Google no mercado tecnológico, já havia divulgado em 2011 que estava trabalhando em um projeto paralelo de criação de “lentes de contato inteligentes”. O Google, pouco depois, contratou o engenheiro responsável pelo projeto da rival.

Ainda não há previsão de lançamento do produto. O Diabeticool continuará acompanhando a evolução no desenvolvimento das lentes de contato do Google e trará todas as novidades assim que forem divulgadas.

 

Compartilhe!