Home Como tratar Gastroparesia – um problema no estômago comum em diabéticos

Gastroparesia – um problema no estômago comum em diabéticos

Já ouviu falar neste termo médico, a “gastroparesia”? Descubra o que é isto e como o diabetes pode influenciar o funcionamento do seu estômago!

Quem está com diabetes já há algum tempo bem sabe que a doença, quando não cuidada da maneira correta, pode causar diversos efeitos negativos no corpo. Uma das complicações mais prevalentes é o dano aos nervos, que geralmente leva o diabético a ter menor sensibilidade nos membros ou sentir formigamentos nas mãos e pés. Porém, há outra conseqüência menos conhecida dos danos aos nervos e que impacta muito a vida de quem convive com a doença: trata-se das alterações no funcionamento correto do estômago.

 

O QUE O EXCESSO DE AÇÚCAR NO SANGUE TEM A VER COM A BARRIGA?

A idéia é simples: o excesso de glicose no sangue (decorrente do diabetes) gera, ao longo do tempo, avarias nos vasos sangüíneos que alimentam os nervos. Com isto, o funcionamento deles fica comprometido. Como os nervos não trabalham direito, os órgãos que são controlados por eles passam, também, a apresentar falhas.

É o que acontece no caso da gastroparesia, um nome complicado para explicar que o estômago demora demais para se esvaziar, isto é, para liberar o alimento digerido para o intestino. Quem controla este esvaziamento é o nervo vago, e se ele está com problemas causados pelo excesso de açúcar no sangue, certamente o estômago será prejudicado.

Quando o estômago retém o alimento digerido por muito tempo, vários sintomas bastante desagradáveis são sentidos pela pessoa. Entre eles estão:

  • Náusea e vômitos
  • Inchaço abdominal, mesmo após comer só um pouquinho
  • Azia
  • Espasmos na região do estômago
  • Falta de apetite
  • Perda de peso
  • Refluxo gastroesofágico
Na gastroparesia, os alimentos acumulam-se no estômago e passam com dificuldade para o intestino, gerando diversos efeitos desagradáveis no corpo.

Além disto tudo, a gastroparesia ainda dificulta o controle da glicemia, já que torna os níveis de açúcar no sangue bem erráticos. Pouco após as refeições, as leituras da glicemia deveriam ser altas, porém como o alimento fica retido no estômago, elas aparecem baixas na hora da medição. Quando finalmente o alimento é “liberado” para o intestino, um pico enorme de glicemia aparece.

Caso você tenha algum dos sintomas descritos, procure rapidamente orientação médica. Existem vários exames não invasivos que confirmam o diagnóstico da gastroparesia.

 

É POSSÍVEL TRATAR ESTA GASTROPARESIA?

Outra boa notícia é que é possível tratar – e, muitas vezes, curar – este problema estomacal. A maneira mais fácil de controlar a gastroparesia é equilibrar a glicemia, seja por meio de medicamentos, seja através da reeducação do paciente.

Além disso, mudanças na dieta são muito bem-vindas. Aconselha-se comer menos alimentos ricos em gordura e fibras. Tanto uma quanto a outra dificulta a digestão e, naturalmente, faz com que a comida fique retida por mais tempo no estômago. Evitar alimentos gordurosos e cheios de fibras é um bom passo para acelerar a passagem da comida do estômago ao intestino e ajudar a melhorar os sintomas da gastroparesia diabética.

14 Comentários

  1. Tenho diabetes tipo 2 já retirei a vesícula e ultimamente estou com a barriga muito dura e grande estou tomando grifage xr duas vezes mais estou com formigamento nas pernas e muito mal estar

  2. Sou diabético tipo 2, ultimamente vem sentindo muitas dores no estômago, tomo glifagem e galvus-met de 50+1000. Pergunto se essas dores tem há ver com essas dores que venho sentindo?

  3. Tenho diabetes tipo 2 e quando uso cinta modeladora a barriga fica inchada gostaria de saber porque acontece isso e se tem solução

  4. Tenho diabete tipo 1
    Nossa ti sofrendo com meu estômago muita dor muita dor d fica inchado.
    E meu intestino não está bem.
    Estou ficando muito nervosa e triste me ajuda.
    15 996593229.
    Meu nome é Thais

  5. Boa tarde
    Sou diabético e tenho sentido muitas dores no estômago barriga enxada tomo glifagem 2 vezes ao dia
    O que posso fazer pra diminuir esse desconforto.

  6. Perdi uma colega com problema sério de diabetes.Uns 20 dias pra cá não estava fazendo as necessidades. Cam Barriga parecia que ia explodir. Foi em 4 médicos e eles só passavam remédios pra fazer soltar os gazes. Ontem ela teve um enfarto Acho que eles tinham que ter feito uma lavagem estomacal. Teria aliviado as dores mas fz o quê? Eles sempre tem razão.

  7. Perdi uma colega com problema sério de diabetes.Uns 20 dias pra cá não estava fazendo as necessidades. Cam Barriga parecia que ia explodir. Foi em 4 médicos e eles só passavam remédios pra fazer soltar os gazes. Ontem ela teve um enfarto Acho que eles tinham que ter feito uma lavagem estomacal. Teria aliviado as dores mas fz o quê? Eles sempre tem razão.

  8. Boa noite, vivo com a barriga muito inchada, mal comi hj e mesmo assim a sensação de peso na barriga não passa. Parece que estou com uma bexiga no estômago que cada vez aumenta mais. Tomo vários remédios como glifage xr 500, insulina, atorvastatina, como fazer para aliviar isto? Tenho diabetes tipo 2

  9. Boa noite, tmb estou com muitas dores no estômago, para baixar glicose bato no liquidificador, um pedaço de pepino, 1 folha de aceita e gengibre e tomo, para dor de estômago bato batata doce com agua previne até câncer tomo todos os dia, é simplicidade maravilhoso. Obrigada Maria Dos Reis.

  10. Boa tarde, tenho 25 anos, e tenho Diabetes tipo 2, ultimamente estou sentindo palpitações e contrações no meu corpo, muitos fases tbm, oqie poderia ser…

  11. bom dia meu nome é Aurea , minha mae vem sofrendo muito com a barriga inchada ele tem diabete tipo 2
    toma insolina ja tem algum tempo teria algum rémedio que ela poderia tomar pra ajudar com a barriga inchada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também!

Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas

Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…