Está com diabetes e quer economizar dinheiro? Mantenha o peso sob controle!

0

Estudo aponta que ganhar peso (e não controlar a hemoglobina glicada) são grandes inimigos do bolso de quem está com diabetes.

economizar dinheiro com diabetes tipo 2

Quem convive com o diabetes diariamente sabe que os custos para manter a saúde podem ser bem altos – para muitas pessoas, quase proibitivos. No final do mês, deve-se equilibrar o orçamento doméstico com contas de médicos, visitas à farmácia para adquirir insumos (como tiras medidoras de glicose) e compras de medicamentos.

Para complicar, a cada ano que passa, conforme a idade avança, novos cuidados com a saúde são necessários, e muitos deles aumentam ainda mais o peso do diabetes no bolso.

Nesta situação, soluções capazes de ajudar a economizar são sempre bem vindas. Ainda mais quando, além de diminuir os gastos, elas ainda trazem mais saúde para o corpo.

 

Apesar da promessa de tratamento gratuito pelo sistema público de saúde, no Brasil são poucas as cidades que oferecem atendimento sem custos e de alta qualidade para quem está com diabetes. Cuidar da saúde e aprender a controlar a glicemia pode custar caro em muitas partes do Brasil.

De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, em média um brasileiro investe, todos os anos, mais de R$5.300 para tratar o diabetes. São mais de 440 reais por mês.

manter o peso sob controle é ótimo para quem está com diabetes tipo 2

Manter o peso sob controle envolve escolhas alimentares corretas – no começo, pode ser difícil trocar alimentos calóricos por opções mais saudáveis, porém os benefícios (inclusive financeiros!) compensam todo o esforço.

 

Um novo estudo científico, publicado na última semana na versão online do periódico Diabetes Care, mostra que manter o peso sob controle pode ser um ótimo aliado da saúde – tanto financeira quanto a do corpo!

O trabalho, liderado por pesquisadores do Centro de Pesquisas Kaiser Permanente, em Portland, nos Estados Unidos, acompanhou o impacto do diabetes tipo 2 no orçamento de mais de 8.000 adultos. Os dados utilizados no estudo abrangem um período de quatro anos, de 2010 a 2013.

 

COMO O PESO INFLUENCIA NA CONTA BANCÁRIA

O estudo correlacionou dados de saúde e de gastos de dinheiro das 8.000 pessoas (todas com diabetes tipo 2) ao tanto de peso que haviam ganhado ou perdido ao longo desses quatro anos.

As pessoas que ganharam 5% ou mais de peso no período (por exemplo, uma pessoa que em 2010 pesava 60 quilos e que chegou a 64 quilos em 2013) tiveram um acréscimo de 1.473 dólares em suas despesas com a saúde nesses quatro anos. Isso indica que, no geral, o ganho de peso não ajuda o corpo a ficar mais saudável – pelo contrário (por isso houve aumento nos gastos com a saúde).

benefícios de se cozinhar em casa

Diversos estudam apontam que cozinhar em casa é uma boa maneira de cuidar melhor da alimentação.

 

Vale notar que os mais de mil dólares de gastos adicionais são das pessoas que ganharam peso e que, ao mesmo tempo, mantiveram as taxas de hemoglobina glicada acima de 7%, o que é um valor não recomendado. Para quem conseguiu manter os níveis de HbA1c abaixo de 7 e ganhou peso, houve acréscimo nos gastos, porém ele foi menor: de 387 dólares.

Entenda o que é a hemoglobina glicada e descubra quais são os valores ideais!

 

Em comparação, quem manteve ou perdeu peso ao longo dos quatro anos sentiu no bolso a diferença. “Os pacientes que mantiveram o peso (…) tiveram custos cerca de 5% menores do que no início do estudo”, escrevem os pesquisadores.

Em termos financeiros, manter o peso resultou em uma economia de 400 dólares (hoje cerca de R$1.280) em cuidados com a saúde no período 2010-2013.

 

EVITAR ENGORDAR AJUDA A MANTER O DIABETES TIPO 2 SOB CONTROLE

Não é a primeira vez que um estudo científico aponta os benefícios de se manter o peso – ou ainda melhor, perder peso – para quem está com diabetes tipo 2.

No geral, os trabalhos demonstram que perder peso é um forte auxílio na hora de manter as taxas de glicemia e de hemoglobina glicada equilibradas, uma vez que facilita o controle do açúcar no sangue.

Um estudo publicado em maio deste ano no Journal of Managed Care & Specialty Pharmacy apontou que, em pessoas que estão com diabetes tipo 2, perder peso facilita a obtenção das metas glicêmicas e, ao longo de 12 meses, diminui os custos na farmácia. Para quem está com DM2 e é obeso, os benefícios são ainda maiores, já que emagrecer promove uma melhora geral na saúde, com consequente economia na hora de comprar medicamentos.

boa alimentação para o diabetes tipo 2

Manter o peso sob controle é uma daquelas ‘dicas de saúde’ que são sempre repetidas. Centenas de estudos nas últimas décadas comprovam os benefícios em evitar o sobrepeso, em especial para quem está com diabetes tipo 2. Agora, o novo trabalho mostra que, além de melhorar a saúde, emagrecer pode ainda ajudar a economizar no final do mês. É um estímulo a mais para começar a adotar hábitos mais saudáveis de vida, como uma alimentação balanceada e a prática rotineira de atividades físicas.

 

PARA MAIS DETALHES

 

Compartilhe!