É verdade que vinho tinto e chocolate previnem o diabetes?

0

Um novo estudo científico sugere que ingerir ambos os alimentos previne o diabetes tipo 2. Mas há muito mais nessa história do que o título sugere. Descubra!

vinho tinto e chocolate

Se você ler nos próximos dias que comer chocolate e tomar vinho tinto podem curar o diabetes, muito cuidado! Tal orientação já pode ser encontrada aqui e ali na internet, porém nada mais é do que uma má interpretação de um novo estudo. Se seguida ao pé da linha, trará muito mais danos do que benefícios à saúde. O Diabeticool explica corretamente o que os cientistas descobriram!

Pesquisadores da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, divulgaram hoje que duas substâncias parecem protegem o corpo humano do diabetes. As moléculas se chamam antocianinas e flavonas. A descoberta foi feita a partir da análise dos hábitos alimentares e do sangue de mais de 2.000 mulheres.

De acordo com o estudo, a ingestão de alimentos contendo antocianinas ou flavonas melhora a ação da insulina (reduzindo a resistência à insulina) e previne inflamações crônicas. Ambos os efeitos ajudam a prevenir o diabetes tipo 2 – a forma mais comum da doença -, além de outras doenças metabólicas como a obesidade.

antocianinas diabetes

Os cientistas pretendem focar os estudos agora nos compostos presentes em frutas vermelhas – há bons indícios de que eles também ajudam na prevenção do diabetes tipo 2.

 

QUAIS ALIMENTOS CONTÊM ANTOCIANINAS E FLAVONAS?

A boa notícia é que muitos alimentos fartamente apreciados contêm alguma destas moléculas.

Alimentos que contêm antocianinas:

  • Acerola
  • Amora
  • Beringela
  • Cereja
  • Groselha
  • Jabuticaba
  • Morango
  • Romã
  • Uva
  • Vinho Tinto

Como pode ser notado pela lista, as antocianinas são moléculas que, além de melhorarem a saúde humana, também ajudam a dar uma coloração avermelhada ou arroxeada aos vegetais.

Alimentos que contêm flavonas:

  • Aipo (Salsão)
  • Chá
  • Chocolate
  • Salsa
  • Tomilho

 

ENTÃO A DICA É COMER MUITO CHOCOLATE E TOMAR VINHO TINTO?

A lista de alimentos que contêm alguma das duas substâncias benéficas à saúde é extensa, mas boa parte dos veículos de imprensa está dando uma ênfase excessiva (e por motivos bem compreensíveis) apenas ao chocolate e ao vinho tinto.

delicia de chocolate diabetesSegundo nutricionistas ouvidos pelo Diabeticool, apesar do vinho tinto e dos chocolates conterem, de fato, as tais moléculas benéficas, é importante que sejam consumidos com muita moderação. Isto porque o vinho, além das antocianinas, é feito também de álcool, substância que pode trazer problemas à saúde de um diabético se for ingerida em excesso, incluindo danos aos rins e câncer.

+ LEIA MAIS: “Por que ficar bêbado aumenta os riscos de diabetes?” e “Quem tem diabetes pode tomar cerveja?

No caso do chocolate, valem duas dicas. A primeira é sempre se lembrar que chocolate é altamente calórico e repleto de gorduras, o que pode fazer a glicemia disparar. Além disso, nem todo chocolate possui quantidades significativas de flavonas. Quanto mais escuro o chocolate e maior for o porcentual de cacau, melhor. Ou seja, comer muito chocolate ao leite não prevenirá ninguém de ter o diabetes.

+ LEIA MAIS: “O Guia Definitivo do Diabetes e Chocolate!

 

A ORIENTAÇÃO CORRETA

Em entrevista ao canal Sky News, a nutricionista Sarah Schenker disse: “Este é mais um estudo que fortalece o que nós já sabemos sobre [vinho tinto e chocolate]na nossa dieta. Já havia sido mostrado que eles são poderosos contra o câncer e doenças cardíacas”.

“Mas há sempre um ponto em que coisas como chocolate, vinho tinto e até mesmo o café, em excesso, trazem muito mais danos do que benefícios”, alertou Sarah.

A sugestão dos profissionais de saúde é aproveitar a abrangência das listas acima e preferir, dentre as opções, as frutas e verduras que contêm as duas moléculas benéficas à nossa saúde.

 

Compartilhe!