É diabética e sente dores? Conheça os benefícios da vitamina D

0

Trabalho recentemente divulgado descobre os benefícios de suplementos alimentares com vitamina D na melhora da depressão e de dores em diabéticos.

vitamina D diabetes tipo 2 em mulheres

A vitamina D também é conhecida como “a vitamina do sol”.

Um dos sintomas mais presentes em diabéticos – e em mulheres com diabetes em especial – é a dor. Seja nas mãos, nos dedos ou nas pernas, muitas vezes a dor é persistente, durando anos. Muitas pessoas caem, inclusive, em depressão por causa delas. O que fazer para amainar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida de quem está sofrendo? Um estudo científico recentemente divulgado aumenta as esperanças de um tratamento para dores em diabéticos – e o segredo está na vitamina D.

A pesquisa, conduzida por cientistas da universidade Loyola, em Chicago, testou os efeitos de suplementos de vitamina D em mulheres diabéticas tipo 2. No começo do estudo, 61% das voluntárias disseram sentir fortes dores nos pés e nas pernas e 74% delas afirmaram ter formigamentos ou falta de sensibilidade nas mãos, dedos e pernas.

Após seis meses ingerindo semanalmente um suplemento de vitamina D2, os níveis de depressão nas voluntárias caíram de maneira significativa, assim como os relatos de dores. Em alguns casos, apenas três meses de tratamento já ajudaram a diminuir a sensação de dor.

“Dor é um problema comum e geralmente sério em mulheres com diabetes tipo 2 e depressão. Apesar de mais pesquisas serem necessárias, a suplementação alimentar com vitamina D2 é um tratamento promissor tanto para dor quanto para depressão relacionadas ao diabetes tipo 2”, afirmou Todd Doyle, o principal autor do estudo.

+ LEIA MAIS: “Benefícios da Vitamina D para diabéticos: Vitamina D pode ajudar no controle da glicemia e na prevenção do diabetes

 

QUAL A RELAÇÃO ENTRE DIABETES E DOR?

dor nas articulações diabetes

Dores nas articulações são um sintoma comum no diabetes.

As dores que muitos diabéticos sentem – em especial nos membros inferiores – estão geralmente associadas à neuropatia diabética. O excesso de açúcar no sangue que caracteriza o diabetes gera danos aos nervos e isto, por sua vez, causa as sensações de dor, formigamento ou falta de sensibilidade. É importantíssimo manter a glicemia sempre sob controle, pois os danos nos nervos podem gerar complicações seriíssimas e de difícil tratamento.

+ LEIA MAIS: “Quais são os efeitos do diabetes no corpo humano?

 

MAIS VANTAGENS DA VITAMINA D PARA DIABÉTICAS

Pesquisas anteriores realizadas também pela Universidade Loyola apontaram que a vitamina D melhora o humor e diminui a pressão sangüínea em mulheres que estão com diabetes tipo 2 e depressão. Além disso, em algumas das voluntárias deste estudo, a vitamina D ajudou-as também a perder peso.

Comentando o estudo atual, a professora da Universidade Loyola e autora do trabalho, Sue Penckofer, disse que “a vitamina D tem amplos benefícios para nossa saúde e para certas doenças crônicas, como o diabetes tipo 2“.

Compartilhe!