Dormir bastante só de final de semana não basta

1

Poucas horas de sono durante os dias úteis aumenta níveis de stress, leva o corpo a processar mal as gorduras e pode gerar doenças como o diabetes tipo 2.

dormir no trabalho saude

Os dias úteis costumam acabar com a rotina de várias horas de sono – e isto, por sua vez, acaba com nossa saúde.

Nestes tempos modernos, em que temos uma miríade de distrações eletrônicas, cada vez é mais difícil manter uma rotina saudável de sono. Dormir as recomendadas 8 horas durante a semana é quase impossível para boa parte da população, especialmente os mais jovens. Afinal de contas, há programas na TV para assistir, vídeos na internet, conversas no WhatsApp para acompanhar…

Quais são os efeitos no corpo desta falta de sono? Cientistas do mundo inteiro têm investigado o assunto ao longo dos últimos anos. O que os resultados de centenas de experimentos mostram é que o organismo humano necessita de uma noite bem dormida todos os dias, senão começa a acumular “danos” que, com o tempo, podem resultar em doenças crônicas.

Entre estas doenças associadas à falta de sono estão a obesidade e o diabetes tipo 2.

 

CINCO DIAS DE POUCO SONO, DANOS À CAMINHO

Agora, pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, fizeram uma descoberta estarrecedora. Se dormimos pouco durante um período de cinco dias – o equivalente aos dias úteis de uma semana -, nosso corpo já começa a funcionar errado, processando gorduras de maneira prejudicial e aumentando os níveis de stress oxidativo.

A nova pesquisa, publicada no periódico científico Proceedings of the National Academy of Sciences, adquiriu dados de saúde tanto de camundongos quanto de humanos saudáveis e “bem dormidos”. Depois, estudou os mesmos parâmetros após cinco dias de menos horas de sono por noite. A idéia dos cientistas era simular o comportamento típico do homem moderno, que dorme mais durante os finais de semana e pouco de segunda a sexta-feira.

Os resultados mostraram níveis maiores de stress oxidativo – que, com o tempo, promove fortes danos às células – e um metabolismo diferenciado das gorduras, o que pode levar ao sobrepeso e à obesidade.

boa noite de sono disposicao

Rotina diária de boas horas de sono é um tônico para o corpo e a mente, garantindo energia duradoura para as mais diversas atividades e protegendo de doenças crônicas.

Os pesquisadores afirmam que encontraram indícios de ligação entre falta de sono e doenças como o diabetes tipo 2. “Isto é consistente com outros estudos que sugerem que uma das funções do sono é de restauração, envolvendo a “limpeza” de metabólitos no cérebro e reequilibrar o estado antioxidativo nos tecidos periféricos”, afirmou Amita Sehgal, professora de neurociência na Pensilvânia e uma das autoras do trabalho.

Ou seja, por mais difícil que seja escapar das tentações modernas que nos tiram o sono, dormir bem é essencial para manter uma vida saudável. A dica é válida tanto para o amanhã – em que uma boa noite de sono garantirá um dia muito mais feliz e produtivo – quanto para o futuro mais distante, protegendo o corpo de doenças como o diabetes. Vale a pena, de fato, desligar os celulares – e a mente – mais cedo no nosso dia-a-dia.

 

Compartilhe!
  • MARGARIDA BERTOLAZO

    como faço á dieta