Do you know ONE?

0

Quando o jovem Nicholas Masucci foi diagnosticado com diabetes tipo 1, o mundo de sua família virou pelo avesso. Agora, seu pai decidiu contar esta impactante história em um filme

O diagnóstico de Nicholas foi dado em 2009. Toda a família do garoto ficou chocada com o anúncio: seus parentes sabiam que a vida de Nicholas nunca mais seria a mesma, sabiam que ele teria de seguir rotinas extremamente regradas e tratamentos custosos física e temporalmente. Em especial, Dan Masucci, o pai do menino, foi bastante afetado pela notícia. Porém, ao invés de lamentar o surgimento do diabetes em sua casa, Dan, que é roteirista e diretor de curta-metragens, resolveu lidar com a nova doença de uma maneira ousada.

“Sendo um contador de histórias, eu soube quase imediatamente que eu queria fazer um filme sobre a experiência. Eu acho que meu primeiro pensamento foi que fazer isso seria catártico. Todavia, eu fiquei destruído emocionalmente pelo acontecimento por quase dois anos, e, apesar de ter tentado escrever sobre o tópico, nada de sólido veio à cabeça durante um bom tempo”, relembra Dan.

Ano passado, porém, veio a inspiração. Com ela, Masucci escreveu, dirigiu e produziu o curta metragem DxONE, no qual Nicholas é a estrela principal. O título é uma brincadeira com a frase “diagnóstico: diabetes tipo 1”, em inglês.

“Para famílias “tipo 1”, este filme é sobre nós. Todos nós ouvimos o quão sortudos nossos filhos são porque “pelo menos [o diabetes] não é fatal” e todos tivemos pessoas sugerindo mudanças na dieta e remédios holísticos que podem curar esta ainda incurável doença. Todos nós encontramos pessoas que acreditam que diabetes tipo 1 e tipo 2 são a mesma coisa e eu queria fazer um filme que pudesse ajudar a esclarecer isso. Eu queria fazer isso atingindo o público através das lentes de uma narrativa dramática ao invés de um documentário”, explica o pai de Nicholas.

DxOne está em fase de pós-produção, com estréia nos EUA ainda este mês de março.

Links para mais informações sobre o filme: página do Facebook ; Site oficial 

Compartilhe!