Viagem Orlando
CIÊNCIA COMO TRATAR DIETAS ESPECIAIS FAMOSOS MÃES & FILHOS POLÍTICA & DINHEIRO RECEITAS
CIÊNCIA COMO TRATAR DIETAS ESPECIAIS FAMOSOS MÃES & FILHOS POLÍTICA & DINHEIRO RECEITAS

Diabéticos podem – e devem! – comer maçãs!

18/11/2013 - 16:04 da Redação Diabeticool

Mais: sabia que existe uma maneira mais inteligente de cortar a fruta e que permite aproveitá-la muito melhor?

maçã fruta receitas diabetes

A maçã é uma das frutas mais conhecidas no mundo inteiro, além de ser uma campeã de vendas. Facilmente encontrada o ano inteiro aqui no Brasil e de sabor agradável, a maçã é também protagonista de receitas deliciosas (confira algumas nos links abaixo).

RECEITAS COM MAÇÃ:

+ Lombinho com maçãs e erva-doce
+ Bolinhos de maçã e queijo
+ Moranga com maçãs

Por ser uma fruta bem docinha, muitos diabéticos se perguntam se podem comer maçã tranqüilamente. E a resposta é um grande “SIM”!

Uma maçã possui, de fato, uma quantidade considerável de carboidratos (= açúcares). Por exemplo, uma maçã grande pode conter mais de 35g de carboidratos.

Isto significa que quem tem que controlar a quantidade de açúcar no sangue não pode comer maçã? É claro que não. Mesmo quem tem diabetes precisa ingerir uma quantidade mínima de açúcares todos os dias – e obter estes açúcares comendo maçã é uma maneira muito saudável de se alimentar. Porém, vale ressaltar, é importante considerar esta quantidade de açúcares no plano alimentar, evitando, assim, episódios de hiperglicemia.

 

POR QUE É BOM COMER MAÇÃ?

A maçã é uma fruta repleta de pectina, uma fibra solúvel que ajuda no combate à pressão alta, reduz o colesterol e diminui o risco de câncer de mama e do cólon. Além disso, a fruta é riquíssima em diversos nutrientes, como minerais, vitaminas, fibras e antioxidantes. Os açúcares contidos nela são liberados lentamente na corrente sangüínea, o que ajuda a evitar ‘picos’ de glicemia.

A Ciência também recomenda a ingestão de maçãs. Várias pesquisas já foram feitas e comprovam as vantagens da maçã para a saúde – inclusive de quem está com diabetes. Além de ajudar a curar o pré-diabetes, maçãs também parece proteger o organismo contra o diabetes tipo 2, de acordo com um estudo publicado no início deste ano.

maçã frutas diabetes

 

DICA

Na hora de comer uma maçã, que tal aprender um truque super simples e que permitirá aproveitar ainda mais a fruta?

99% das pessoas cortam as maçãs de cima para baixo. Depois, retiram o “miolo”, uma porção um pouco mais fibrosa e onde ficam as sementes. Mas já tem gente defendendo que, no fundo, o “miolo” da maçã é uma invencionice – um mito! – que só existe porque cortamos a fruta da maneira errada. Caso a maçã seja cortada lateralmente, como mostra a figura abaixo, a tal porção fibrosa simplesmente desaparece, tanto visualmente quanto ao relação ao gosto. Assim, pode-se aproveitar muito mais de cada fruta. Vamos experimentar?

Cortar maçã horizontalmente - de lado a lado - praticamente elimina o "miolo", tornando-a comestível por completo. (Rachel Swaffer / TheBlaze)

Cortar maçã horizontalmente – de lado a lado – praticamente elimina o “miolo”, tornando-a comestível por completo. (Rachel Swaffer / TheBlaze)

 

  • silvia carbonell

    eu adoro maçã! aprendi que comer uma maçã por dia, faz bem para a saúde, é a vassourinha do organismo, porém, minha glicose não gosta de maçã, outro dia , ela foi para 209, então, tenho que comer apenas um terço dela, a minha irmã come a outra parte, eu fico frustrada de comer tão pouquinho….. mas adeododododododoro!!!!! comigo é assim, para outros , de melzinho alto, pode não ser!!!!!! o jeito é testar….. um grande abraço a todos!!!!!!!!

  • http://www.diabeticool.com Redação Diabeticool

    É isso aí, Sílvia!
    Como dissemos na reportagem, maçãs são super saudáveis – além de serem, é verdade, a “vassourinha” do organismo!! – , mas contêm muitos açúcares. Por isso, é essencial ter isto em mente e adequar o consumo da fruta ao plano alimentar. Vale muito a pena, não é mesmo?!

    Abraços!
    Equipe Diabeticool

  • Rosa Lopes

    Olá pessoal no momento eu nem sei o que escrever só peso que me ajude a entender o que é esse diabete o meu filho é tipo I e minha mãe é tipo II eu não tenho a menor ideia do que eles podem comeu ou que suco podem bebe. A gente escuta muita conversa as pessoas diz uma coisa diz outra, me ajude ajudar minha mãe e meu filho porque tem dia que a noite tá 400,300,250 e por aí vai e de manhã tá 50,49,65. Eu já não sei o que fazer mim ajude por favor.
    Agradeço desde já:

  • http://www.diabeticool.com Redação Diabeticool

    Calma, Rosa, que tudo vai dar certo!
    Nós nos preocupamos bastante em explicar, da maneira mais fácil e correta possível, o que é o diabetes tipo 1 e o tipo 2. Criamos duas páginas com todas estas informações. A do diabetes tipo 1 é esta aqui, e a que fala sobre o tipo 2 é esta.
    Por favor, leia o conteúdo destas páginas e continue acompanhando as dicas que todos os dias colocamos aqui no site. Qualquer dúvida, não deixe de nos contactar.

    Um grande abraço,
    Equipe Diabeticool

  • Thaianna

    Minha Diabetes é a Millitus tipo I e normalmente ela esta sempre acima de 400 a mais baixa que esta dando é 185 minha medica reclama mas tomo insulina 4 vezes ao dia regular e Nph.então eu sinto muita fome e ai quando pego uma maça como inteira(infelizmente,mas é muito gosstosa) ja ñ sei o que fazer para ela baixar sim me esqueci dar mas de 10 vezes no mes Hi…o site de voces é muito bom..me por favor passem dicas para mim.obrigado

  • Thereza Maria Mazza

    Gostaria de saber quais as frutas que os diabéticos devem evitar.E quanto o pão? Torradas seriam melhores de ser consumida no lugar do pâo? E o feijão?

  • http://Diabetestipo1. Aline Marques Da Silva

    Aline eu nunca deixei de comer maça sempre carrego uma fruta dentro da bolsa que é a maça e uma bolacha integral, isso é muito bom, a maça uma fruta que está sempre comigo. Um grande abraço equipe diabeticos..))

  • Severino Ferreira da Silva

    Gostaria de saber se o diabético tipo II pode consumir ovos de galinha cozidos diariamente, porque eu tenho várias afirmações de profissionais, nutricionistas e nutrólogos que o ovo não contém colesterol, inclusive o Nutrólogo e Cardiologista com um vasto e invejável currículo internacionalmente conhecido inclusive foi Professor da renomada Universidade de Harvad nos E.U.A. e o mesmo desafia qualquer estudioso, pesquisador a levar a ele um trabalho científico que prove que o ovo tem colesterol e mesmo afirma que consome de 4 à 5 ovos por dia. Agradeço antecipadamente a sua valiosa resposta.

  • Severino Ferreira da Silva

    Desculpe por eu omitir o nome do profissional, não foi intencional e sim esquecimento, agora cito aqui o nome do cardiologista e nutrólogo Dr. Lair Ribeiro pelo o qual eu tenho admiração e respeito pela sua inteligência e inteligência e dedicação a qualidade de vida das pessoas. Mais uma vez agradeço pela oportunidade deste valioso espaço para todos.
    Atenciosamente
    Severino Ferreira da Silva

  • http://www.diabeticool.com Redação Diabeticool

    Olá, Severino, tudo bem?
    A resposta simples e rápida à sua pergunta é “sim”, um diabético pode comer ovos cozidos diariamente. Se a glicemia está controlada, não há problema nenhum.
    Ovos de galinha contém colesterol, porém nosso corpo não absorve diretamente este colesterol animal no nosso sangue. O nosso colesterol humano vem da conversão de gorduras, e ovos cozidos não contêm uma quantidade exagerada delas, portanto vale a pena ingeri-los. Além disso, ovos possuem substâncias que ajudam a diminuir a quantidade de colesterol ruim no nosso sangue.

    Um grande abraço, saudações ao seu nutrólogo – e bons omeletes para você!
    Equipe Diabeticool

  • Fernando Luiz Pereira de Brito

    não estou satisfeito com as preguntas que fiz com relação agua de quiabo tais como ; ATE QUANDO PODE SE TOMAR AGUA DE QUIABO/ QUANTAS VEZES POR SEMANA PODE SE TOMAR AGUA DE QUIABO/ COMO DEVES SER TOMADA AGUA DE QUIABO SE EM JEGUM OU APOS AS REFEIÇOES, gostaria de ter estas respostas o quanto antes melhor obrigado amigos.

  • http://www.diabeticool.com Redação Diabeticool

    Oi, Fernando!
    Estas perguntas foram respondidas diversas vezes neste post aqui, olha: LINK , especialmente na seção de comentários! Várias pessoas fizeram perguntas similares e nós e a comunidade demos todas as respostas!
    Esperamos ter ajudado. Um abraço,
    Equipe Diabeticool

  • Francisco Lauro Kuhn

    quais as frutas que posso comer por causa da diabéte??

  • http://www.diabeticool.com Redação Diabeticool

    Oi, Francisco!
    Em tese, um diabético pode comer a fruta que quiser, desde que tenha em mente a quantidade de carboidratos em cada uma delas. Assim, ele deverá comer uma porção menor de frutas mais “doces”, sempre atentando para as variações de glicemia.

    Temos uma tabela muito legal com a quantidade de açúcares nas principais frutas do mercado. Você pode conferi-la aqui!

    Um grande abraço,
    Equipe Diabeticool

  • http://www.diabeticool.com/ Diabeticool

    Oi, Francisco!

    Em tese, um diabético pode comer a fruta que quiser, desde que tenha em mente a quantidade de carboidratos em cada uma delas. Assim, ele deverá comer uma porção menor de frutas mais “doces”, sempre atentando para as variações de glicemia.

    Temos uma tabela muito legal com a quantidade de açúcares nas principais frutas do mercado. Você pode conferi-la neste endereço: http://www.diabeticool.com/quantidades-de-acucar

    Um grande abraço

Compartilhe
Traduzir o Texto EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Veja Também
curtiu?