Diabéticos podem – e devem! – comer maçãs!

18

Mais: sabia que existe uma maneira mais inteligente de cortar a fruta e que permite aproveitá-la muito melhor?

maçã fruta receitas diabetes

A maçã é uma das frutas mais conhecidas no mundo inteiro, além de ser uma campeã de vendas. Facilmente encontrada o ano inteiro aqui no Brasil e de sabor agradável, a maçã é também protagonista de receitas deliciosas (confira algumas nos links abaixo).

RECEITAS COM MAÇÃ:

+ Lombinho com maçãs e erva-doce
+ Bolinhos de maçã e queijo
+ Moranga com maçãs

Por ser uma fruta bem docinha, muitos diabéticos se perguntam se podem comer maçã tranqüilamente. E a resposta é um grande “SIM”!

Uma maçã possui, de fato, uma quantidade considerável de carboidratos (= açúcares). Por exemplo, uma maçã grande pode conter mais de 35g de carboidratos.

Isto significa que quem tem que controlar a quantidade de açúcar no sangue não pode comer maçã? É claro que não. Mesmo quem tem diabetes precisa ingerir uma quantidade mínima de açúcares todos os dias – e obter estes açúcares comendo maçã é uma maneira muito saudável de se alimentar. Porém, vale ressaltar, é importante considerar esta quantidade de açúcares no plano alimentar, evitando, assim, episódios de hiperglicemia.

 

POR QUE É BOM COMER MAÇÃ?

A maçã é uma fruta repleta de pectina, uma fibra solúvel que ajuda no combate à pressão alta, reduz o colesterol e diminui o risco de câncer de mama e do cólon. Além disso, a fruta é riquíssima em diversos nutrientes, como minerais, vitaminas, fibras e antioxidantes. Os açúcares contidos nela são liberados lentamente na corrente sangüínea, o que ajuda a evitar ‘picos’ de glicemia.

A Ciência também recomenda a ingestão de maçãs. Várias pesquisas já foram feitas e comprovam as vantagens da maçã para a saúde – inclusive de quem está com diabetes. Além de ajudar a curar o pré-diabetes, maçãs também parece proteger o organismo contra o diabetes tipo 2, de acordo com um estudo publicado no início deste ano.

maçã frutas diabetes

 

DICA

Na hora de comer uma maçã, que tal aprender um truque super simples e que permitirá aproveitar ainda mais a fruta?

99% das pessoas cortam as maçãs de cima para baixo. Depois, retiram o “miolo”, uma porção um pouco mais fibrosa e onde ficam as sementes. Mas já tem gente defendendo que, no fundo, o “miolo” da maçã é uma invencionice – um mito! – que só existe porque cortamos a fruta da maneira errada. Caso a maçã seja cortada lateralmente, como mostra a figura abaixo, a tal porção fibrosa simplesmente desaparece, tanto visualmente quanto ao relação ao gosto. Assim, pode-se aproveitar muito mais de cada fruta. Vamos experimentar?

Cortar maçã horizontalmente - de lado a lado - praticamente elimina o "miolo", tornando-a comestível por completo. (Rachel Swaffer / TheBlaze)

Cortar maçã horizontalmente – de lado a lado – praticamente elimina o “miolo”, tornando-a comestível por completo. (Rachel Swaffer / TheBlaze)

 

Compartilhe!