Diabetes Gestacional e Tipo 2

0

Quer saber tudo sobre o papel do diabetes durante a gravidez? O Diabetes Sem Medo conta!

Alguns estudos demostram que durante a gravidez (geralmente na 24 semana) 18% das mulheres desenvolvem diabetes gestacional. O diagnóstico de diabetes gestacional não quer dizer que você tinha diabetes antes da gravidez ou que após o nascimento do bebê você terá diabetes, mas é importante seguir as recomendações do seu médico em relação ao controle dos níveis de glicose no sangue durante a gravidez para que você e o seu bebê continuem saudáveis.

O diabetes ocorre durante a gravidez porque a placenta, que suporta o bebê durante seu crescimento, produz hormônios que bloqueiam a ação da insulina na mãe, dificultando a ação da insulina de levar açúcar para dentro das células (Resistência insulínica). O diabetes gestacional inicia quando o corpo da mãe não é capaz de produzir e de utilizar a quantidade necessária de insulina durante a gravidez. Sem insulina suficiente, a glicose se mantém no sangue em altos níveis e não é utilizada como energia. Mulheres com diabetes gestacional tratam seu diabetes com um plano alimentar e/ou insulina.

O fato de você ter tido diabetes durante sua gravidez significa que seu pâncreas possui dificuldade para manter suas necessidades de insulina. Cerca de metade das mulheres que tiveram diabetes gestacional poderão desenvolver diabetes tipo 2, mas existem algumas coisas que você pode fazer para reduzir o seu risco. Estudos revelam que se você mudar o seu estilo de vida, aumentar o seu nível de atividade física e perder peso, reduzirá o seu risco de desenvolver diabetes tipo 2.

A mudança de estilo de vida é difícil, mas essas mudanças são as mesmas que as pessoas devem fazer para evitar o diabetes. Fazer essas mudanças agora podem proteger você para nunca desenvolver diabetes tipo 2. Converse com sua equipe de saúde para saber quais são os seus riscos e como você pode prevenir o diabetes.

Clique na imagem para ampliá-la.

Clique na imagem para ampliá-la.

 

Compartilhe!