Diabetes e a Mulher

0

Como é que o diabetes afeta o corpo feminino? O Diabetes Sem Medo responde tudo o que você sempre quis saber!

O aumento do número de mulheres com diabetes é preocupante porque afeta a mulher e o bebê, por isso o diabetes pode ser muito difícil para as mulheres. O diabetes pode causar problemas durante a gravidez, como o aborto espontâneo ou o nascimento de bebês com defeitos congênitos. Mulheres com diabetes possuem maior risco de desenvolver doenças no coração e com idade mais jovem que mulheres sem diabetes.

Para mulheres que não tem diabetes, a gestação pode trazer o risco de desenvolver diabetes gestacional. Com base nos recentes critérios de diagnóstico de diabetes gestacional, estima-se que 18 por cento das mulheres desenvolvam diabetes durante a gestação, mas este tipo de diabetes pode desaparecer após o nascimento do bebê. Mulheres que tiveram diabetes gestacional ou que tiveram bebês com mais de quatro quilos e cem gramas (4,1 Kg) possuem um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2 em alguma fase da sua vida.

O sexo é uma parte importante da vida e do relacionamento. O diabetes pode afetar a vida sexual das mulheres. Algumas mulheres com diabetes possuem menos interesse em fazer sexo devido à depressão ou porque altas taxas de glicose no sangue podem fazer algumas mulheres se sentirem cansadas o tempo todo. Em alguns casos a relação sexual se torna dolorosa devido ao ressecamento vaginal. Os problemas com a vida sexual não são normais no processo de envelhecimento e também não acontece com todas as mulheres com diabetes.

Se você achar que não gosta mais de sexo, é normal se sentir chateada. Você pode culpar a si mesma ou o seu parceiro. Algumas mulheres sentem raiva ou deprimidas, mas estes sentimentos podem tornar mais difícil para você conversar abertamente com o seu parceiro. Não desista! Converse com o seu médico ou sua equipe de saúde para saber como medicamentos ou aconselhamentos podem ajudar.

Clique na imagem para ampliá-la.

Clique na imagem para ampliá-la.

 

Compartilhe!