Diabetes aumenta entre os jovens portugueses

0

Do site Jornalismo Porto Net:

Num relatório divulgado esta terça-feira pelo Observatório Nacional da Diabetes, foi revelado que a diabetes aumentou 20% nos jovens até aos 19 anos e que já afeta, no total, mais de um milhão de portugueses.

O relatório “Factos e Números da diabetes”, apresentado esta terça-feira em Lisboa, foi levado a cabo pelo Observatório Nacional da Diabetes e revela que a taxa de incidência da doença nos mais jovens tem vindo a aumentar. Até 2011, registaram-se mais de 3 mil casos da Diabetes Tipo 1 em jovens e crianças até aos 19 anos de idade, o que representa um aumento de mais de 20%.

Também a incidência da Diabetes Tipo 2 cresceu entre os jovens, e é esta que parece merecer mais atenção do Observatório. Ao JPN, Luís Gardete Correia, presidente da Associação Protetora dos Diabéticos em Portugal e diretor do Observatório Nacional da Diabetes afirmou que “a grande preocupação, atualmente, é na prevenção da diabetes tipo 2, porque a diabetes tipo 1, até agora, não é possível. Vamos encontrar pessoas obesas já com idades muito jovens, às vezes com 18 anos, 15 anos. E, portanto, são potenciais candidatos a uma diabetes tipo 2”.

O relatório dá ainda conta de que, em média, os diabéticos perdem cerca de sete anos de vida. Aliás, a Organização Mundial de Saúde admite que a doença possa levar a uma redução da esperança média de vida, pela primeira vez, em 200 anos. Luís Gardete Correira concorda, admitindo que a diabetes traz consigo várias complicações na saúde, e que os doentes mais jovens “vão ter muitos anos para ter essas complicações”.

Continue lendo aqui!

Compartilhe!