Descubra como evitar a diabetes mellitus

0

Quer se prevenir do diabetes? Acompanhe aqui algumas dicas valiosas!

A diabetes mellitus é uma doença metabólica que se caracteriza por uma menor produção do hormônio insulina, logo é responsável pelo aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. Portanto, o diabetes diminui a capacidade do organismo de queimar o material energético ou glicose que ele retira dos alimentos para energia. Sem a insulina, a glicose se acumula no sangue e acaba sendo eliminada pela urina por meio dos rins.

Segundo a OMS aproximadamente 150 milhões de pessoas têm diabetes mellitus em todo o mundo, e a estimativa é que este número dobre até meados de 2025. Os especialistas acreditam que grande parte deste aumento está correlacionado a altos níveis de estresse, ansiedade, bem como a outros fatores como a obesidade, o sedentarismo, os hábitos alimentares inadequados, entre outros. Portanto, uma mudança comportamental e de hábitos antigos seria de extrema importância para pessoas que não desejam desenvolver a diabetes.

No Brasil, os estudos recentes realizados pelo Ministério da Saúde apontam que a proporção de pessoas acima do peso avançou de 42,7% em 2006, para 48,5% em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%. Portanto, sendo também um dos grandes fatores de risco. Portanto, os profissionais de educação física (personais) propõe que o exercício físico pode representar um papel importante para indivíduos que já são portadores da diabetes, pois ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue e a manterem um peso adequado e saudável.

Além disso, a prática de atividade física também contribui para os níveis de glicemia, aumentar a capacidade do corpo em utilizar a glicose, quanto melhorar a capacidade da insulina na redução dos níveis de glicose no sangue. Desse modo, a prática regular de atividade física faz com que haja a administração de uma menor quantidade de insulina para quem a toma diariamente, ou um melhor aproveitamento deste substrato nos diabéticos que possuem este hormônio, mas que não são capazes de utilizá-la adequadamente.

É de suma importância que as pessoas que tenha predisposição a desenvolverem a diabetes tomem conhecimento de que há recursos para serem colocados em prática a fim de prevenir o aparecimento da doença. Para isso, o auxílio de um psicólogo é extremamente válido para ajudar o paciente a manejar a sua ansiedade e o estresse. Além disso, o psicólogo juntamente com um nutricionista irá direcionar a pessoa a controlar o seu comportamento a fim de controlar o peso por meio de uma alimentação balanceada. Desse modo, uma equipe multidisciplinar atuando em um propósito único e importante como este, pode restabelecer o bem-estar e a qualidade de vida anteriormente perdida dos indivíduos.

Fonte: Dm.com.br

 

Compartilhe!