Home Mães & Filhos Criança quase engole remédio para diabetes e vai parar no hospital

Criança quase engole remédio para diabetes e vai parar no hospital

Erros de entregador de remédios da farmácia quase levam bebê ao coma por hipoglicemia.

É fundamental manter os remédios longe de crianças – um casal aprendeu a lição com um terrível susto na última semana.

O desleixo de um entregador quase custou a vida de um bebê de um ano e nove meses na Inglaterra. O episódio ocorreu na semana passada e envolveu um dos medicamentos mais conhecidos para diminuir a glicemia, o Trayenta.

+ LEIA MAIS: “Aniversariantes do mês: Trayenta faz 2 anos de Brasil

O caso chamou a atenção de todo o país, alertando para um fato importante: a necessidade de manter medicamentos para controle do diabetes sempre em local seguro e fora do alcance das crianças.

 

UMA HISTÓRIA DE ERROS

O bebê Zubayr brincava no hall de entrada de sua casa quando o entregador de uma farmácia próxima enfiou tabletes de Trayenta pelo buraco para cartas na parte de baixo da porta. A mãe da criança estava na cozinha e o pai trabalhava. Zubayr, curioso, abriu os envelopes e colocou dois comprimidos na boca. Por sorte, seu pai chegou em casa pouco tempo depois, viu o que estava acontecendo e conseguiu “pescar” da boca do filho as pílulas antes que ele as engolisse por completo.

Além de o entregador ter sido negligente no trabalho, não tentando nem ao menos tocar a campainha para entregar os medicamentos a um adulto responsável, há ainda um outro ponto negativo: a entrega era para ter sido feito ao vizinho da família de Zubayr, que está com diabetes tipo 2 e ficou, então, sem seu medicamento.

O pai do bebê correu para o hospital mais próximo. Apesar de não ter engolido os comprimidos, ainda assim a criança passou mal durante três dias. Os médicos que o atenderam disseram que, em uma criança desta idade, ingerir o Trayenta poderia ter levado ao coma e até mesmo à morte.

medicamento trayenta diabetesO Trayenta é um medicamento que ajuda a diminuir a quantidade de açúcar no sangue. Como o bebê não tinha diabetes – e portanto a glicemia encontrava-se em valores adequados -, e por ser muito pequeno, o remédio poderia gerar um perigoso episódio de hipoglicemia.

+ LEIA MAIS: A hipoglicemia é um dos efeitos mais perigosos de medicamentos para controle do diabetes. Aprenda tudo sobre como evitá-la e a reconhecer seus sintomas no link!

“Nós somos muito sortudos”, disse o pai do bebê. “Ele poderia ter morrido se nós não tivéssemos visto ele fazer isso, pegar as pílulas e levá-lo ao hospital, onde [os médicos] foram fantásticos. Se todos não tivessem agido rapidamente, as conseqüências poderiam ter sido muito sérias”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também!

Remissão do diabetes tipo 2 é uma realidade cada vez mais frequente, afirmam entidades médicas

Um dos termos mais procurados junto com “diabetes” é “cura“. Afina…