Como se tornar ativo

0

O Diabetes Sem Medo dá as melhores dicas para te ajudar a levar uma vida mais ativa e com muito mais saúde! Acompanhe.

Ser ativo é uma grande parte do estilo de vida saudável e oferece muitos benefícios para a saúde. Isso é comprovado para pessoas de todas as idades e especialmente para as pessoas com diabetes ou com risco de desenvolver diabetes tipo 2. Confira abaixo quais são as vantagens de se tornar ativo, qual é a quantidade ideal de exercícios para você e algumas dicas para se tornar mais ativo agora.

  • Em primeiro lugar, verifique com o seu médico se está tudo bem com você. Como as pessoas com pré diabetes e diabetes podem ter problemas no coração ou relacionados com o diabetes, a Associação Americana de Diabetes recomenda que você consulte seu médico para verificar se é seguro iniciar uma atividade física.
  • Encontre alguma atividade de que você goste e certifique-se que ela possa encaixar na sua agenda. Talvez você consiga escolher uma atividade física que você possa fazer em locais abertos e outra em locais fechados quando o tempo estiver ruim ou muito frio. Selecione exercícios que ajudem no gasto de calorias e de glicose, como caminhada e bicicleta, e também atividades de fortalecimento muscular como musculação e caminhada carregando pesos leves.
  • Comece a fazer exercícios aos poucos. Inicie com um objetivo pequeno, faça 10 minutos de caminhada por dia três vezes por semana. Quando você alcançar este objetivo, aumente a quantidade de minutos que você caminha. Em seguida, aumente o número de vezes que você faz caminhada na semana.
  • Encontre alguém que possa fazer companhia para você ou faça parte de um grupo de exercícios. Isso pode ajudar você a manter sua motivação e a tornar a atividade física mais divertida. Procure na sua região algum grupo de caminhada local ou encontre um grupo na internet.
  • Seja ativo em 10 minutos. Se você sente que não consegue fazer 30 minutos seguidos de exercício, vale a pena fazer três vezes de 10 minutos por dia para que a atividade física faça parte da sua rotina. Talvez seja mais fácil para você!
  • Seja mais ativo no seu dia. Pense no que você faz todos os dia e como você pode se tornar mais ativo. Por exemplo você pode utilizar mais vezes as escadas ao invés do elevador; Você pode estacionar mais longe da porta de entrado do shopping, escritório ou supermercado; Você pode levantar do sofá para trocar o canal da televisão ao invés de usar o controle remoto. Você irá se surpreender como estas pequenas mudanças ajudam você a se tornar mais ativo.
  • Faça um plano de ação. As pessoas tendem a ter mais sucesso quando definem por si só metas que podem ser alcançadas. Uma vez que você define um objetivo realista e específico para você, faça um plano de ação para alcançar a sua meta. Escrever sua meta e seu plano de ação pode ajudar você alcançar o seu objetivo.
Clique na imagem para ampliá-la.

Clique na imagem para ampliá-la.

 

Compartilhe!