Como convencer seu filho a praticar exercícios

0

Pesquisa traz a boa notícia de que poucos minutos de atividades físicas todos os dias reduzem drasticamente os sintomas de diabetes em crianças.

Um pouquinho de exercício todos os dias é sinônimo de saúde por toda a vida.

 

Se está difícil convencer a criançada a sair da televisão e do computador e a praticar mais exercícios físicos – ainda mais se elas estão acima do peso e houver histórico de diabetes na família – , uma nova pesquisa fornece argumentos animadores para os pais. A doutora Catherine Davis, da Georgia Health Sciences University, principal autora do trabalho, garante: “Se você conseguir manter seus filhos ativos durante 20 minutos, todos os dias, na escola, seja através de educação física ou dando uma corridinha na hora do almoço, isso fará uma enorme diferença [na saúde deles]”.

Catherine e sua equipe acompanharam 222 crianças acima do peso e sedentárias. As idades variavam de 7 a 11 anos. Um terço deste grupo continuou sem praticar exercícios físicos, um terço passou a se exercitar durante 20 minutos, todos os dias, e o último terço fez 40 minutos de exercícios. Apenas três meses depois, as diferenças na saúde da criançada foi gritante.

O grupo que se exercitou por 20 minutos todos os dias apresentou uma redução de 18% na resistência à insulina em relação às crianças que não praticaram exercícios. Esta porcentagem subiu para 22% no grupo dos 40 minutos. Além disso, houve diminuição significativa na quantidade de gordura acumulada no corpo dos pequenos (tanto a gordura total quanto a visceral, que envolve os órgãos internos). Isto é importante porque acúmulo de gordura, em especial de gordura visceral, pode provocar doenças cardíacas bem sérias.

O doutor Michael Lauer, do National Institute of Health, nos EUA, conclui: “Esta pesquisa aumenta o número de evidências de que atividade física melhora a saúde das crianças, que períodos mais longos de exercícios fornecem melhores benefícios e que o aumento nas atividades em crianças acima do peso e obesas pode eliminar o início do diabetes tipo 2”.

 

Compartilhe!