Como as fibras da minha dieta podem me ajudar?

1

Aprenda a escolher os alimentos corretos para ingerir uma boa quantidade de fibras todos os dias – elas fazem um grande bem à nossa saúde!

Uma dieta rica em fibras pode ser benéfica, particularmente se você possui altos níveis de colesterol no sangue ou intolerância a glicose (pré-diabetes). As fibras são encontradas em frutas, vegetais, feijão e cereais como trigo e aveia.

As fibras são classificadas em duas categorias, as que não são dissolvidas na água (insolúveis) e as que são dissolvidas na água (solúveis).

Fibra insolúvel: este tipo de fibra promove o movimento de matérias no sistema digestivo e aumenta o bolo fecal, por isso é muito benéfica para pessoas com constipação ou evacuação irregular. A farinha de trigo integral, o farelo de trigo, nozes e muitos vegetais são boas fontes deste tipo de fibra.

Fibra solúvel: este tipo de fibra se dissolve na água e forma um material parecido com gel. Ela pode ajudar a diminuir os níveis de glicose e colesterol no sangue. A fibra solúvel é encontrada na aveia, ervilha, maçã, frutas cítricas, cenoura, cevada e psyllium.

A quantidade de cada fibra varia em diferentes alimentos vegetais. Para receber o maior benefício para sua saúde é importante comer uma grande variedade de alimentos ricos em fibras. A maior parte da fibra não é absorvida pelo corpo, de modo que passa direto pelo intestino e ajuda a formar o bolo fecal. Qualquer composto ligado nas fibras no intestino também não é absorvido pelo corpo.

Muitos estudos têm sido realizados para demonstrar se as fibras são benéficas. A maioria dos estudos revelam que as fibras possuem um efeito positivo, ainda que limitado, na redução de gorduras no sangue. É por isso que dietas ricas em fibras geralmente reduzem os níveis de colesterol. Outros estudos em pacientes com diabetes tipo 2 revelam uma redução dos níveis de glicose no sangue, mas a redução é geralmente pequena.

Você pode adicionar alimentos ricos em fibras na sua refeição, como cereais integrais. Outra forma de aumentar as fibras na sua dieta é consumir uma colher de sopa de pseudophilin (Metamucil) antes de ir dormir.

diabetes sem medo fibras na dieta

Clique na imagem para ampliar.

 

Compartilhe!
  • Sergio Guilhamil

    Esta pagina tras otimas informaçoes.