Comidas com alto índice glicêmico favorecem o diabetes

0

Pesquisa comprova que quem se alimenta com comidas com valores altos de índice glicêmico tem mais chances de desenvolver o diabetes. Entenda.

Está na hora das pessoas aprenderem o que é o índice glicêmico.

Esta é a opinião de cientistas da Universidade da Califórnia em um novo estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition. Em parceria com colegas da Universidade de Oxford, na Inglaterra, eles estudaram dados de saúde de 125 mil adultos nos EUA e descobriram que, a cada 100g de açúcar adicional por 2000 calorias diárias, as chances da pessoa desenvolver diabetes aumentam em 45%.

O consumo extra de açúcar está diretamente relacionado à ingestão contínua de alimentos com altos índices glicêmicos, segundo os pesquisadores. Para eles, este consumo é fruto do desconhecimento por parte da população de quais alimentos possuem o índice glicêmico baixo, e que portanto podem ser ingeridos em maiores quantidades sem grandes prejuízos à saúde.

comidas alto indice glicemico diabetes

O índice glicêmico é, em poucas palavras, uma medida da velocidade de absorção dos açúcares de um alimento. Conforme explica a página do Diabeticool sobre alimentação para diabéticos (veja link abaixo), “Existem vários tipos de carboidratos (ou açúcares) que fazem parte dos alimentos que comemos. Cada um destes tipos aumenta a nossa glicemia de maneira diferente. A escala do índice glicêmico ajuda a manter controle sobre isto. Ela varia de 0 a 100. Quanto mais alto o índice glicêmico de um carboidrato, mais rapidamente ele é absorvido pelo corpo e mais rapidamente aumenta a glicemia. De maneira análoga, quanto menor o valor, a digestão do carboidrato é mais lenta, o que gera um aumento leve e gradual nas quantidades de açúcar e insulina no sangue.”

+ Aprenda mais sobre o índice glicêmico e veja uma tabela de alimentos clicando aqui.

O dr. David Ludwig, especialista em obesidade no Boston Children’s Hospital, comentou a pesquisa: “Ao aumentar a quantidade de açúcar no sangue e exigir que o pâncreas continue bombeando mais insulina refeição após refeição, dia após dia, uma dieta de alto índice glicêmico pode colocar pessoas em situações de alto risco”.

A pesquisa indicou um aumento nas chances de diabetes a cada 100g adicionais de açúcar. Este valor pode parecer pequeno, mas, de acordo com nutricionistas, é muito fácil comer mais do que esta quantidade, especialmente se a pessoa não escolher com atenção seus alimentos.

Escolher bem o que se come é fundamental para manter a saúde. Um baixo índice glicêmico é uma boa medida para esta decisão. Porém, é importante manter-se atento, uma vez que alimentos que, à primeira vista, parecem possuir alto índice glicêmico na verdade fazem bem. É o caso da batata doce; apesar do nome “açucarado”, quando ela é comida crua, não-cozida, seu índice glicêmico é pequeno.

Alimentos classicamente utilizados como exemplo de alto índice glicêmico são pães, batatas fritas e cereais matinais. Já as comidas com baixo índice glicêmico incluem peixes, frutas com alto valor de fibras, vegetais, queijos e arroz integral. Em pessoas que têm diabetes, já foi provado que alimentos com valores baixos do índice glicêmico ajudam a melhorar os níveis de glicose e lipídeos, além de aprimorar a sensibilidade à insulina e o controle do peso.

 

Sorry, there are no polls available at the moment.
Compartilhe!