Comer nozes protege contra diabetes

0

Estudo relaciona a ingestão de nozes à diminuição dos riscos de diabetes tipo 2 em mulheres – mas a boa notícia pode também valer para homens.

Mulheres que comem nozes correm menos riscos de desenvolver diabetes - mas vale a pena quebrar pelo menos a casca de ingeri-las!

Mulheres que comem nozes correm menos riscos de desenvolver diabetes – mas vale a pena quebrar pelo menos a casca antes de ingeri-las!

É bastante comum surgirem pesquisas científicas que indicam o consumo de um determinado alimento a fim de prevenir doenças. O estudo que apresentaremos a seguir, apesar de seguir o mesmo padrão, traz consigo ótimas e empolgantes notícias. Isto porque o alimento em questão é uma delícia, quase todo mundo gosta dele, é barato e fácil de acrescentar a variadas receitas.

Cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos EUA, sabiam que as nozes são alimentos com características ímpares. Elas são algumas das poucas sementes que contêm ácidos graxos poliinsaturados e o ácido alfalinolênico – uma versão vegetal do ômega-3. Os nomes são complicados, mas vale saber que ambos os nutrientes já se mostraram ótimos à saúde humana.

Com esta informação, os pesquisadores decidiram analisar os dados de estudos prévios que mostravam a relação entre o consumo de nozes e diversas doenças, como o diabetes tipo 2. A população estudada foi de cerca de 140 mil mulheres norte-americanas, de idade entre 35 e 77 anos. Nenhuma delas era diabética ou tinha doenças cardiovasculares ou câncer no início do estudo. O trabalho foi publicado na última edição da revista científica Journal of Nutrition.

Nozes - uma deliciosa fonte de saúde.

Nozes – uma deliciosa fonte de saúde.

A conclusão principal dos pesquisadores americanos é a de que ingerir duas ou mais porções de 29g de nozes por semana diminui em cerca de 20% os riscos de se desenvolver o diabetes tipo 2.

Como o estudo analisou apenas mulheres, pode-se dizer com confiança que este resultado é válido para elas – mas é bem provável que os efeitos sejam também válidos para os homens.

O especialista em diabetes e obesidade David Katz comentou o trabalho: “Estudos observacionais não podem provar causa e efeito, mas quando associações são observadas em populações grandes e ocorrem em um contexto bem estabelecido, [uma relação de]causa e efeito pode ser inferida com segurança. (…) Estas descobertas aqui – do tipo freqüentemente visto em fármacos poderosos – são robustas e notáveis. Elas fortemente indicam a importância de se consumir alimentos integrais, como nozes, na luta contra o diabetes”.

+ Receita de dar água na boca: “Penne com Nozes

+ Receita de “Figos Frescos Recheados com Queijo e Nozes

É muito fácil acrescentar uma porção pequena de nozes duas vezes por semana em qualquer dieta. Pode-se acrescentar pedacinhos da semente em iogurtes ou no cereal matinal, além de utilizá-la para dar um toque especial em receitas de tortas e bolos. Acompanhe a seção de Receitas Especiais para Diabéticos do Diabeticool para mais dicas e informações!

 

Negócio da China

Antes de sair de casa e ir comprar nozes, uma dica: se você morar na Ásia ou arredores, evite comprar nozes da China! Notícias recentes vindas do outro lado do mundo garantem que o preço das nozes por lá está tão caro – podendo chegar a algumas dezenas de milhares de reais por uma noz grande – que tem gente vendendo cascas de nozes recheadas … com pedras e papel (descubra no vídeo como identificar esta fraude!).

Compartilhe!