Viagem Orlando
CIÊNCIA COMO TRATAR DIETAS ESPECIAIS FAMOSOS MÃES & FILHOS POLÍTICA & DINHEIRO RECEITAS
CIÊNCIA COMO TRATAR DIETAS ESPECIAIS FAMOSOS MÃES & FILHOS POLÍTICA & DINHEIRO RECEITAS

Comer abacate faz bem?

25/02/2013 - 10:07 da Redação Diabeticool

Pesquisa revela os benefícios da fruta na prevenção do diabetes tipo 2 e para a saúde no geral.

mulher comendo abacate diabetesAlimentos naturais, como frutas e verduras, são sempre indicados a quem precisa manter uma dieta saudável e equilibrada. Que a maioria deles faz bem não é segredo; a influência destas comidas no desenvolvimento e cura de doenças, porém, sempre pode nos surpreender. Foi o que aconteceu com o abacate na última semana, quando um longo estudo concluiu que a verde fruta pode ajudar a proteger contra o diabetes tipo 2 e demais problemas de saúde.

A conclusão foi baseada em um grande projeto realizado nos EUA, chamado de National Health and Nutrition Examination Survey (algo como Pesquisa de Avaliação da Saúde e Nutrição Nacionais), que durou de 2001 a 2008. Nele, mais de 17.500 adultos norte-americanos anotaram absolutamente tudo o que comeram durante um período de 24 horas. Depois, os dados foram comparados visando a determinar a influência da alimentação na saúde dos voluntários.

Destes 17.500 entrevistados, 347 deles – metade homens e metade mulheres – comeram abacate durante o período estudado. Ao terem a sua saúde analisada, estas pessoas apresentaram melhor absorção de nutrientes essenciais e indicadores de saúde mais positivos que a média.

Em detalhes: os “comedores de abacate” tinham menor peso corporal, cinturas mais finas, índices significativamente maiores de HDL (o “colesterol bom”) e 50% menos chances de desenvolver a síndrome metabólica, que é um conjunto de sintomas relacionados ao diabetes tipo 2, derrames e doenças cardíacas.

O doutor Victor Fulgoni, principal autor do estudo, revelou: “Estas descobertas sugerem uma associação interessante entre o consumo de abacates e melhor absorção de nutrientes, além de outros resultados positivos. (…) Elas fornecem dicas valiosas para uma melhor compreensão da relação entre a dieta e a saúde, e fornecem rumos para futuras empreitadas em pesquisas”.

abacate dieta diabetes

 

Alerta & Nutrição

Vale a pena notar um detalhe importante: o estudo mencionado acima foi patrocinado pela Hass Avocado Board, um grupo dos EUA que promove o consumo de abacates. Isto não significa que a pesquisa é necessariamente falsa ou manipulada, mas é bom que mantenhamos uma postura cética quanto aos resultados.

Independente de quem financiou a pesquisa, fato é que o abacate é um alimento riquíssimo em vitaminas C e K e fibras alimentares. Além disso, contém baixos índices de colesterol e sódio. 150g de abacate contém 13g de carboidratos, sendo destes 1g de açúcar e os demais de fibras. Caso goste da fruta, não deixe de acrescentá-la à sua dieta, tornando-a, assim, bem mais saudável!

 

[poll id="17"]

  • José costa mendes

    Eu gostaria de saber se a diabete estando alta pode comer abacate moderadamente

  • http://HOTMAIL izanilda

    Eu gostaria de saber se a diabete estando alta pode comer abacate moderadamente

  • DiabetiCool

    Oi, Izanilda!

    Depende bastante do quão alto está o seu diabetes. É bom lembrar que manter a glicemia sempre sob controle é fundamental. O abacate possui uma quantidade relativamente alta de carboidratos, portanto deve ser ingerido com cautela – isto é, acompanhe com cuidado sua glicemia após este consumo!

    Um abraço,
    Equipe Diabeticool

  • Marlon

    Minha glicose deu 133 e o médico me proibiu de comer banana, abacate, mandioca e batata está certo?

Compartilhe
Traduzir o Texto EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Veja Também
curtiu?